ARQUIVO/JM |
 |
|
PROJETO: é aguardado com expectativa pela região |
 |
| |
|
O início das obras já foi postergado diversas vezes, tendo ficado definido a data máxima para começar o segundo semestre de ano.
O asfaltamento da RSC-473, ligando as duas cidades, é uma reivindicação antiga, principalmente daqueles que utilizam constantemente a estrada, já que tem que conviver com as más condições de trafegabilidade, especialmente após períodos de chuva intensa.
A prometida obra até já virou motivo de discussão em redes sociais. Usuários do Facebook, lavrenses e bajeenses, que utilizam frequentemente a via criaram uma página na internet para debater e trocar informações sobre o projeto.
Em matéria publicada no início deste mês, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), explicou que a demora deve-se a homologação da licitação da obra. Na ocasião, o DAER prometeu ainda para este semestre o início do asfaltamento.
Palavra do DAER
O DAER informa que a RSC-473, no trecho Bagé ? Torquato Severo, com extensão de 22 quilômetros, já foi licitada e a empresa vencedora é a Construtora Sultepa. No momento, estão sendo resolvidas as questões de supervisão e não há como especificar a data de início da obra, a expectativa é até o final deste ano.
Já o trecho de Torquato Severo ? Tabuleiro, com extensão de 23 quilômetros aproximadamente, tem projeto e está aguardando a licitação para contratação da empresa que irá executar a obra. E na ERS-357, Tabuleiro ? Lavras do Sul, também existe um projeto e já está aguardando a licitação para a contratação da empresa que irá executar a obra.
Histórico
- Julho de 2011 - em visita do governador Tarso Genro à cidade, cumprindo agenda da Interiorização do Governo, ficou a promessa de início do asfaltamento da ERS 473 em 2012. O então secretário estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque, garantiu que o trecho já licitado da ERS 473, que liga Bagé até Torquato Severo, tinha previsão de início para 2012. Informou ainda que a pavimentação total custaria cerca de R$ 80 milhões.
- Novembro de 2011 - o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, informou que o início da obra estava previsto para o próximo ano. ?A licitação da empresa já foi realizada, com a devida atualização de valores. O que estamos aguardando agora é a assinatura do contrato, que deve ser realizado no próximo mês, para que possamos dar início na obra em 2012?, afirmou ele na ocasião.
- Janeiro de 2012 - foi anunciado que as obras na estrada Bagé-Lavras iniciariam no segundo semestre deste ano. Conforme explicou o superintendente Regional do Daer Bagé, Eveli Sima, a assinatura do contrato para a execução da obra ainda estaria tramitando na diretoria de Obras do Estado.
- Julho de 2012 - conforme informações emitidas pela assessoria de imprensa do DAER, a licitação da obra não havia acontecido até aquele momento, pois estaria no órgão para homologação e posteriormente seria encaminhado à Central de Compras do Estado (Cecom).