ANO: 24 | Nº: 6162
04/04/2017 Cidade

Empresa de tecnologia da informação e telecomunicação confirma investimento em Bagé

Foto: Antônio Rocha

Empreendimento deverá ser construído no antigo Mercado Público
Empreendimento deverá ser construído no antigo Mercado Público

Um investimento de mais de R$ 10,750 milhão em cinco anos, na rede de fibra ótica, está prestes a se concretizar em Bagé. A empresa Ávato - Agilidade, Inovação e Resultados em Tecnologia da Informação (TI), com sede em Santa Maria, assinou um protocolo de intenções com a prefeitura no dia 31 de março e aguarda o envio do projeto à Câmara de Vereadores para iniciar as obras. A empresa pretende gerar em torno de 50 empregos diretos.
De acordo com o vice-presidente da Associação dos Provedores de Internet do Sul do Brasil (Internet Sul) e integrante da equipe da Ávato, Magnum Foletto, as tratativas de implantação iniciaram em junho de 2016, na gestão do ex- prefeito Dudu Colombo. Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções, que não foi cumprido.
Após a mudança da gestão pública municipal, os empresários responsáveis pelo investimento foram recebidos pelo prefeito Divaldo Lara e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Bayard Paschoa Pereira.
Conforme Folleto, no protocolo consta a liberação de uma área por parte da prefeitura para construção de um centro de dados (Data Center). Em contrapartida, a Ávato irá gerar empregos, aumentar de 20 quilômetros para 130 quilômetros de fibra óptica em cinco anos. Além disso, a empresa ficará responsável pela revitalização, jardinagem e conservação dos canteiros da avenida General Osório durante 10 anos.

Início das obras
De acordo com Folleto, o setor de engenharia da empresa já está elaborando o projeto arquitetônico da sede, que deverá ser construída em uma área na rua Barão do Triunfo, no antigo Mercado Público, local próximo à sede do Núcleo Moveleiro do Pampa. "Estamos aguardando a aprovação da lei para dar início às obras", disse.
A Ávato atua no ramo há 20 anos e atende o setor coorporativo. Em Bagé, presta serviço para a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e engenhos, e para a Tractebel Energia, em Candiota. O empreendimento utiliza fibra óptica para as transmissões e oferece serviço de monitoramento 24 horas, por meio de câmeras de segurança instaladas em áreas públicas, internet livre em áreas públicas e integração de sistemas de gestão.
A empresa atua em Bagé há 10 anos, e de lá pra cá não houve nenhum investimento de colocação de fibra óptica para este tipo de serviço.
A Ávato possui liberação da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a operação dos serviços e uso dos postes de iluminação pública para a colocação da fibra óptica. A intenção dos investidores é capacitar mão de obra local para atender a demanda, e desta forma dar mais agilidade e resultados na prestação do serviço.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...