MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Enchimento da barragem da UTE Pampa Sul deve ser concluído no segundo semestre

Publicada em 04/04/2017
Enchimento da barragem da UTE Pampa Sul deve ser concluído no segundo semestre | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A obra da barragem da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) iniciou o enchimento controlado do reservatório. Nesta etapa, uma área de aproximadamente 53,04 hectares deverá começar a ser inundada, até que atinja o nível da elevação de 154 metros. A expectativa é que a atividade seja concluída até o início de junho, quando deverá ser iniciada a segunda etapa do enchimento controlado, até a cota de 158 metros, com previsão de alague de outros 311,31 hectares.
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, explica que o enchimento controlado do reservatório será realizado em etapas, com o controle de nível da água executado por meio da movimentação das comportas e regulagem nos tubos da vazão sanitária. "A atividade não prevê nenhum impacto social e será realizada por etapas, com a previsão de que, ao ser atingido cada marco do enchimento, seja realizada uma avaliação da área inundada", explica Stamm.

Localização
A barragem da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) está localizada em áreas adquiridas pelo empreendimento, sendo que parte do reservatório fica em Candiota (margem esquerda) e parte em Hulha Negra (margem direita), com barramento no Rio Jaguarão. Stamm afirma que haverá a garantia da vazão sanitária do rio, permitindo que todas as atividades que já eram realizadas nele continuem sendo praticadas e, garantindo, também, que o rio continue o seu curso.
Toda a área que será alagada estará cercada e identificada com placas informativas. Além disso, está em processo de aprovação pelo (Ibama) o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial (Pacuera), que definirá usos futuros ambientalmente equilibrados para o reservatório, atendendo à legislação, às necessidades do empreendimento, às demandas da sociedade e à segurança dos usuários.

Cuidados
Vários cuidados e medidas estão sendo adotadas visando à preservação da fauna existente na área que será alagada, porém, durante o enchimento, os animais silvestres, incluindo os peçonhentos, poderão ficar desorientados e tentar se refugiar em busca de novos locais para viver, facilitando encontros indesejados e ficando expostos a atropelamentos e a caça, que é proibida. No caso dos animais peçonhentos, é importante investir na prevenção, vedando portas e janelas e estando atento, no caso de áreas próximas ao reservatório.
Em alguns casos, os animais não conseguirão se deslocar sozinhos e poderão ficar ilhados durante o enchimento do reservatório. Nestas situações, uma equipe treinada e devidamente autorizada realizará o resgate dos animais, contando com auxílio de equipamentos específicos, veículos e embarcações. Da mesma forma, a equipe também estará dando atenção à fauna aquática, que poderá ficar retida em poças de água que podem formadas com a variação do nível da água. Além do resgate embarcado, uma equipe de apoio estará percorrendo as áreas por terra para o resgate de algum animal que esteja em deslocamento e dando subsídio à equipe embarcada.
Outros cuidados e informações também são importantes: o uso de embarcações no Rio Jaguarão, no trecho a ser inundado, deve ser evitado; atividades como natação e banho estão proibidas, assim como não é recomendada a pesca e o acampamento, já que durante o período de enchimento, pescadores ou campistas podem ficar ilhados; é recomendado que se evite juntar lixo na área a ser inundada, assim como o gado e outros animais devem ser mantidos controlados dentro dos limites das propriedades. "Todos os acessos estão sinalizados para evitar acidentes e as comunidades estão sendo comunicadas sobre a atividade", destaca Stamm.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone (53) 3245-4000, por meio da Ouvidoria, pelo telefone (53) 3245-4066 e pelo atendimento presencial disponível no escritório da obra.

Sobre a usina
A Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul (Miroel Wolowski) é fruto do leilão de energia A-5 de 28 de novembro de 2014, quando a Tractebel Energia adquiriu o direito de operação da nova usina por 25 anos, a partir de janeiro de 2019. A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) tem capacidade instalada de 340 MW e investimento total de R$ 1,8 bilhão.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br