MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Jornada em Defesa do Rio Camaquã discute projeto de mineração

Publicada em 06/04/2017
Jornada em Defesa do Rio Camaquã discute projeto de mineração | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mobilização em defesa do rio deve contar com representantes dos 28 municípios banhados por ele

A mobilização contra a instalação das empresas Votorantim e Iamgold Brasil prossegue amanhã, com a Jornada em Defesa do Rio Camaquã. Uma audiência pública convocada pelo grupo União Pela Preservação do Rio Camaquã e pelo deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), deve reunir autoridades públicas, especialistas e moradores às margens do rio nesta-sexta, a partir das 10h. O evento pretende esclarecer a comunidade sobre o empreendimento de mineração que pretende instalar nas margens do rio, a céu aberto, uma mina para extrair cobre, zinco e chumbo, que está em análise na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

O encontro ocorre na propriedade do produtor Neco Barbosa, no Corredor da Lixiguana, na localidade de Palmas, com acesso no quilômetro 579 da BR-153, que liga a BR-290 a Bagé. Integrante do grupo União pela Preservação do Camaquã e uma das organizadoras do evento, Vera Colares explica que a entrada do local onde será realizada a audiência será sinalizada com placas. 

Ela adianta que a expectativa é de que mais de 600 pessoas participem do ato, representando os 28 municípios banhados pela bacia do Rio Camaquã, entre moradores e autoridades. As atividades iniciam às 10h, com o encontro dos integrantes, depois prossegue com passeio de barco e almoço. Durante a tarde, a partir das 16h30min, o grupo se dirige às Guaritas, onde as empresas pleiteiam a instalação da mina.

Vera destaca que está sendo disponibilizado transporte para as pessoas interessadas em participar da manifestação. Serão dois ônibus e um micro-ônibus, que já estão quase lotados. "Ainda temos algumas vagas em aberto. As pessoas podem confirmar a presença através do telefone 98128-5722", informa.

Segundo o deputado Mainardi, o ato busca conscientizar a opinião pública do Rio Grande do Sul sobre a importância do Rio Camaquã para o Bioma Pampa e sobre os riscos decorrentes da instalação de uma mineradora no município de Caçapava do Sul, a poucos metros da nascente do rio, ao ecossistema da região. "Temos certeza que, ao cabo de 20 anos, a mineradora levantará acampamento, depois de faturar milhões com a extração de chumbo, cobre e zinco, material que será processado na China, deixando para trás resíduos que podem matar o nosso Camaquã. Daremos um grande grito em defesa da vida, em defesa do Camaquã", destaca ele.

Estão confirmados, além de Mainardi e do presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto (PT), os deputados estaduais Zé Nunes (PT), Pedro Ruas (PSol) e Regina Becker (Rede). 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br