ANO: 26 | Nº: 6590
07/04/2017 Segurança

Gestores de Cachoeirinha falam sobre Guarda Municipal em Bagé

Foto: Antônio Rocha

Ex-secretário de Segurança Pública de Cachoeirinha, Claudemir Medeiros, e o corregedor-geral da Guarda Municipal, Francisco Carlos de Oliveira Júnior
Ex-secretário de Segurança Pública de Cachoeirinha, Claudemir Medeiros, e o corregedor-geral da Guarda Municipal, Francisco Carlos de Oliveira Júnior

 

Foi realizada ontem, na prefeitura, uma reunião organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana para tratar sobre a criação da Guarda Civil Municipal (GCM). Estavam presentes o ex-secretário de Segurança Pública de Cachoeirinha, Claudemir Medeiros, e o corregedor-geral da Guarda Municipal, Francisco Carlos de Oliveira Júnior.

O titular, Paulo Veras Simões Pires, disse que a discussão é relevante, pois com a atual situação da segurança pública é de extrema importância a criação da guarda. “Quando assumimos a prefeitura, o prefeito Divaldo  colocou como meta de seu governo a criação da Guarda Municipal, estamos hoje (ontem) aqui reunidos para receber informações de autoridades já experientes sobre o tema”, falou.

 Medeiros passou informações sobre o funcionamento da Guarda Municipal de Cachoerinha. “Lá já existe há 10 anos, tem um regime disciplinar e o projeto foi elaborado para que possa ser sustentável, importante a criação de um fundo municipal de segurança”, frisou.

Francisco Júnior explanou sobre a Lei 13022 de 8 de agosto de 2014, que é o estatuto geral das guardas municipais. “A primeira ação é fazer o projeto de lei, depois atuar junto aos órgãos estaduais de segurança, como a Brigada Militar e Polícia Civil, além de operações com a participação do Conselho Tutelar”, relatou.

Júnior enfatizou que a guarda municipal é mais um braço no combate a criminalidade. “Atuando junto à patrulha escolar, ambiental e também nos controles de descartes para ajudar as demais polícias”.

O próximo passo, segundo o secretário Paulo Veras, é a confecção do projeto de lei de criação, passar a ideia para o prefeito e após, aos vereadores. 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...