MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

BioUrcamp encerra com debate sobre as mineradoras no rio Camaquã

Publicada em 10/04/2017
BioUrcamp encerra com debate sobre as mineradoras no rio Camaquã | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reitora disse que evento está constituído no calendário da universidade

O pátio do Campus Rural da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), localizado no Passo do Peres, em Bagé, recebeu, durante o final de semana, cerca de 350 pessoas que participaram da sétima edição do BioUrcamp - na preservação do Bioma Pampa. A programação incluiu palestras, minicursos, mostras científica e fotográfica, oficinas, trilha ecológica e encerrou, ontem, com um debate sobre os conflitos e estratégias de repúdio às empresas mineradoras que buscam licença ambiental para produzir chumbo às margens do rio Camaquã.   

O local foi transformado em uma cidade de lona para receber os participantes. No sábado, devido à chuva, algumas barracas foram transferidas para as salas de aula. A abertura oficial aconteceu no sábado e contou com a presença da reitora Lia Quintana. Ela destacou que a ação está no sétimo ano, e, como sempre, foi exitosa. “Agradeço a todos que vieram nos prestigiar. Nós temos que continuar com esses eventos. O BioUrcamp está constituído no calendário da nossa universidade, assim como o Congrega. Estamos muito orgulhosos de receber todos aqui”, frisou.

De acordo com a coordenadora do curso de Biologia e uma das idealizadoras do evento, Ana Lúcia Leão, o BioUrcamp superou as expectativas. Ela conta que houve um número maior de participantes e melhorias na infraestrutura. “Participaram estudantes de várias universidades e cidades do Estado”, disse.

A programação atraiu estudantes da Urcamp, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atraindo acadêmicos de Santana do Livramento, Alegrete e Pelotas, Dom Pedrito e São Gabriel.

Um grupo de 27  estudantes dos cursos de Biologia e Medicina Veterinária da UFPel participaram de toda a programação. A universitária Maiara Espinelli, 20 anos, estreante no evento, considerou as atividades bastante diversificadas. O  aluno do oitavo semestre de Ciências Biológicas da Urcamp, Gregory Ricardo, 24 anos, que já havia participado da última edição e percebeu um crescimento. “Além do intercâmbio e da troca de conhecimento, a cada ano fica mais organizado”,  relatou.

Para a estudante do curso de Farmácia, Thaís Ribeiro, que participou pela primeira vez, apresentando um trabalho sobre Radiação Ultravioleta na região da Campanha, na mostra científica, o encontro favoreceu a troca de experiência entre alunos e professores de várias áreas.

A programação contou, ainda, com a participação de representantes do Ministério da Agricultura e Meio Ambiente, da Embrapa e da Federação de Estabelecimento de Ensino Superior Novo Hamburgo. Além disso, apresentação de peça teatral, produzida pelo curso de História e luau.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br