ANO: 25 | Nº: 6332
12/04/2017 Cidade

Flisol debate software livre na Urcamp

Foto: Matheus Machado/Especial JM

Evento contou com participação de acadêmicos e profissionais da área de Sistemas de Informação e de outros segmentos
Evento contou com participação de acadêmicos e profissionais da área de Sistemas de Informação e de outros segmentos

Sábado foi dia de falar sobre tecnologia da informação na Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol) ocorreu simultaneamente em diversas instituições em vários países da América Latina. Pela primeira vez foi realizado em Bagé e contou com dois turnos de palestras dentro da temática do software livre.
O salão de atos da universidade contou com grande presença, incluindo alunos da Urcamp e de outras instituições. O quadro de palestrantes foi composto por profissionais da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da Urcamp, além de professores, alunos e egressos do curso de Sistemas de Informação da instituição. Entre os temas abordados, destacou-se a Introdução ao Software Livre e suas Aplicações na Urcamp, cuja palestra foi ministrada pelo responsável do ATI da universidade, Alexander Mendonça. Em seguida, Denizar Souza e Josiellen Milano falaram sobre Programação em PHP com YII2 e Willian Barbosa sobre Arduíno e Aplicações Livres, seguido da palestra Business Intelligence com ferramentas open source, sob a responsabilidade de Fernando Fagonde, que encerrou a manhã do evento.

A tarde iniciou com a palestra Biologia Computacional Livre, ministrada por Alex Camargo, e seguiu com Mineração de Dados com WEKA, ministrada por Thales Maciel. Por último, Fabrízio Mello abordou o tema "Como posso colaborar com o PostgreSQL?", encerrando o evento.
O coordenador do evento, Thales Vaz Maciel, se mostrou satisfeito com os resultados: "Fomos capazes de difundir a cultura do software livre e mostrar a relevância de diversos softwares para a comunidade, não somente acadêmica e não somente relacionada à ciência da computação. Assim, agradecemos a presença de todos interessados, a disponibilidade dos palestrantes, empenho da equipe organizadora do evento e à Urcamp pelo apoio e cedência do espaço para que o evento fosse possível", disse.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...