ANO: 26 | Nº: 6555
12/04/2017 Cidade

Frigorífico de abate de ovinos deve se consolidar até junho

Foto: Antônio Rocha

Embrapa pode ceder estrutura em comodato
Embrapa pode ceder estrutura em comodato

Uma parceria entre Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e Embrapa Pecuária Sul está buscando a implantação de um frigorífico para atender a demanda de abate de ovinos da região. O projeto de desenvolvimento do Alto Camaquã, que integra os municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Canguçu, Encruzilhada do Sul, Lavras do Sul, Piratini, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista, faz parte da estratégia da associação de ampliar a capacidade de produção e agregar valor à marca.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba, que integra a Adac, os produtores querem organizar a ovinocultura na região e, para isso, necessitam ter controle de toda a cadeia produtiva que vai da criação ao abate. Borba salienta que nas tratativas de implantação consta a possibilidade da Embrapa ceder uma estrutura em comodato para que a Adac possa implantar a indústria. "O que está sendo discutido agora é como será feita a cedência da área", disse.

O pesquisador salienta que os produtores estão se organizando e devem criar uma cooperativa. A implantação da indústria deve se consolidar até junho. Borba lembra que Arco, Embrapa, Secretaria de Agricultura e Irrigação do Estado, ministérios da Agricultura e da Integração Nacional estão auxiliando para viabilizar o modelo de cadeia produtiva. "Este tipo de produção, com alto grau de conservação ambiental, irá gerar uma dinâmica social e econômica para a região", enfatiza.

De acordo com o assessor técnico da Arco, Edgar Franco, o contrato com uma empresa de Santa Catarina, que irá realizar o projeto técnico, foi firmado na semana passada. Também houve reuniões com a Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Cispoa). "A intenção é começar a operar com selo e fiscalização estadual", frisa.

A Adac é constituída por 500 famílias, pertencentes a 25 associações comunitárias de oito municípios. A associação tem como objetivo a construção compartilhada de projetos orientados pelos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...