MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Frigorífico de abate de ovinos deve se consolidar até junho

Publicada em 12/04/2017
Frigorífico de abate de ovinos deve se consolidar até junho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Embrapa pode ceder estrutura em comodato

Uma parceria entre Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e Embrapa Pecuária Sul está buscando a implantação de um frigorífico para atender a demanda de abate de ovinos da região. O projeto de desenvolvimento do Alto Camaquã, que integra os municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Canguçu, Encruzilhada do Sul, Lavras do Sul, Piratini, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista, faz parte da estratégia da associação de ampliar a capacidade de produção e agregar valor à marca.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba, que integra a Adac, os produtores querem organizar a ovinocultura na região e, para isso, necessitam ter controle de toda a cadeia produtiva que vai da criação ao abate. Borba salienta que nas tratativas de implantação consta a possibilidade da Embrapa ceder uma estrutura em comodato para que a Adac possa implantar a indústria. "O que está sendo discutido agora é como será feita a cedência da área", disse.

O pesquisador salienta que os produtores estão se organizando e devem criar uma cooperativa. A implantação da indústria deve se consolidar até junho. Borba lembra que Arco, Embrapa, Secretaria de Agricultura e Irrigação do Estado, ministérios da Agricultura e da Integração Nacional estão auxiliando para viabilizar o modelo de cadeia produtiva. "Este tipo de produção, com alto grau de conservação ambiental, irá gerar uma dinâmica social e econômica para a região", enfatiza.

De acordo com o assessor técnico da Arco, Edgar Franco, o contrato com uma empresa de Santa Catarina, que irá realizar o projeto técnico, foi firmado na semana passada. Também houve reuniões com a Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Cispoa). "A intenção é começar a operar com selo e fiscalização estadual", frisa.

A Adac é constituída por 500 famílias, pertencentes a 25 associações comunitárias de oito municípios. A associação tem como objetivo a construção compartilhada de projetos orientados pelos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br