MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Irga alerta para a previsão climática na região

Publicada em 12/04/2017
Irga alerta para a previsão climática na região | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) alerta para a previsão do clima deste segundo trimestre - abril, maio e junho - no Estado. As previsões do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) indicam chuvas acima da média histórica em parte da Fronteira Oeste, região da Campanha e zona Sul, para os próximos três meses.
O Oceano Pacífico continua apresentando características de neutralidade nas condições de Temperatura da Superfície do Mar (TSM). Com isso, as chuvas nos próximos meses deverão ser comandadas pelos fenômenos locais, como as frentes frias.

Uma área do Oceano Atlântico Sul está com as águas mais aquecidas desde o final do ano, mas o aquecimento vem diminuindo de intensidade. Esse aquecimento anormal acaba trazendo mais umidade ao Rio Grande do Sul, principalmente no Centro-Leste do Estado, muitas vezes ocasionando mais chuvas nessa região.

O International Research Institute for Climate and Society (IRI), da Universidade de Columbia-EUA, indica neutralidade até a metade deste ano. Para o segundo semestre, há 60% de probabilidade para que ocorra o El Niño.

De acordo com a publicação do Irga, as previsões durante o período do outono não têm muita confiabilidade, por isso é importante o monitorando nos próximos meses. O orizicultor precisa ficar atento à previsão de curto prazo, para minimizar os impactos de possíveis temporais (com risco de vendavais e granizo) na reta final da colheita do arroz e também da soja.

O Irga lembra que ao término da colheita é importante que os orizicultores façam a limpeza e manutenção dos drenos, antecipem as reformas de bueiros e pontilhões, assim como os reparos nas barragens e vertedouros. Também é fundamental fazer o preparo antecipado do solo, uma vez que sempre há riscos de chuvas volumosas na primavera, e isto poderá definir o plantio da próxima safra na época recomendada.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br