MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Relator recomenda auditoria sobre recursos repassados ao complexo termelétrico de Candiota

Publicada em 12/04/2017
Relator recomenda auditoria sobre recursos repassados ao complexo termelétrico de Candiota | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Usina da CGTEE integra lista de cinco unidades beneficiadas pela CDE

O deputado federal Leônidas Cristino, do PDT do Ceará, apresentou relatório prévio, à Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, recomendando a implementação da proposta de fiscalização e controle apresentada por Carlos Andrade, do PHS de Roraima. O parlamentar propõe que o colegiado, que ainda vai votar a posição, realize, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), uma auditoria no montante dos recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e do repasse de recursos da Reserva Global de Reversão (RGR), ambas destinadas a financiamentos do setor. A medida menciona o complexo termelétrico de Candiota, administrado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE).

Criada em 2002, com o objetivo de promover o desenvolvimento energético dos estados e a universalização da prestação de serviços de energia elétrica, a CDE promove uma espécie de subvenção. Os recursos servem para garantir a competitividade do carvão mineral brasileiro e da energia produzida a partir de fontes renováveis, como eólicas e biomassa. Em vigor desde 1957, a RGR era usada para financiar o 'Luz para Todos', criado para levar energia a milhões de brasileiros, através do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica.

Em sua justificativa, Andrade argumenta que os dois dispositivos 'são de suma importância, principalmente para as classes menos favorecidas'. "A transparência é fundamental, sendo esse o motivo da solicitação", sustenta. Na posição apresentada à Comissão de Minas e Energia, o relator sustenta que, quanto ao alcance jurídico e administrativo do pedido, 'é importante que sejam promovidos os esclarecimentos necessários sobre a CDE e a RGR, especialmente por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da empresa Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras) e do Ministério de Minas e Energia, para que seja confirmada a legalidade de todas as operações envolvidas'.

Leônidas Cristino também sugere a realização de audiência pública com as autoridades diretamente envolvidas com a questão. A lista inclui o ministro e o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, o diretor-geral e o superintendente executivo da Aneel, um representante do TCU, o diretor-presidente da Eletrobras e o presidente da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (Abrace). Não existe prazo para votação da matéria no colegiado.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br