ANO: 26 | Nº: 6542
13/04/2017 Cidade

Albergue municipal amplia vagas

Foto: Daiane Lima/ Especial JM

Abrigo conta com 13 camas e passará para 17
Abrigo conta com 13 camas e passará para 17

O albergue municipal irá contar com novas vagas a partir dos próximos dias. O local está sendo modificado para implantação de quatro novas camas. O espaço conta, atualmente, com 13 vagas, e muitas vezes fica com a lotação esgotada. Com a proximidade do inverno, a tendência é aumentar a procura. De acordo com o assistente social do abrigo, Jonas Rutz, houve algumas mudanças no atendimento da casa. Desde o início do mês, o albergue está abrindo das 8h às 14h, para atendimento ao público e aos albergados que necessitam de alguma documentação.

Rutz conta que além da ampliação, está sendo realizada a busca ativa de moradores de rua, reconstrução dos vínculos familiares, colocação no mercado de trabalho e também o encaminhamento para Educação para Jovens e Adultos (Eja) e cursos profissionalizantes.

Utilizam o albergue, pessoas em condição de pobreza extrema, pela interrupção ou fragilidade dos vínculos familiares e pela falta de moradia convencional regular. "São pessoas compelidas a habitar ruas, praças, cemitérios, galpões e prédios abandonados e, ocasionalmente, utilizam abrigos e albergues para pernoitar", informa.

Conforme o supervisor do albergue, Filmo Lacerda, existe um público que vai ao local diariamente e outros são esporádicos. Ele conta que os albergados podem entrar na casa das 18h às 22h e recebem produtos de higiene pessoal, além de janta e café da manhã. "Também são encaminhamos para o almoço no restaurante popular", conta.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...