MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Daeb fará parcelamento de dívida ativa de terrenos

Publicada em 13/04/2017
Daeb fará parcelamento de dívida ativa de terrenos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lotes sem construção passaram a ser isentos desde janeiro

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb) está autorizado a realizar o parcelamento de dívidas ativas de taxas de água e esgoto de terrenos não edificados, referente ao segundo semestre do ano passado. Os proprietários não pagaram, neste período, em função de uma legislação municipal que isentava os imóveis. Ocorre que a legislação foi derrubada, na Justiça, por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.

A prefeitura deixou de arrecadar cerca de R$ 600 mil, em seis meses, com aproximadamente oito mil terrenos. A situação iniciou quando a Câmara de Vereadores de Bagé aprovou um projeto de lei isentando os lotes das cobranças de água e esgoto. A medida foi vetada pela prefeitura, mas o veto foi derrubado. O Executivo, então, entrou com recurso, na Justiça, sustentando que os vereadores não teriam autonomia para legislar sobre isenções.

De acordo com o diretor do Daeb, Volmir Silveira, por seis meses, os proprietários não puderam efetuar o pagamento. Ele salienta que, com a aprovação da lei de 5.626, em 2016, que trata da taxa e tarifa, a isenção foi prevista novamente.

Forma de pagamento

O parcelamento pode ser feito em até 13 vezes. As 10 primeiras parcelas compreendem o valor dos débitos e as três últimas correspondem à soma dos juros e multas dos respectivos débitos. O contribuinte que efetuar o pagamento das 10 primeiras parcelas até a data de vencimento, terá desconto de 60% sobre juros e de 100% sobre multas. Se o proprietário optar pela parcela única, terá exclusão total da multa e dos juros. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br