MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Liturgia do Lava-pés abre Tríiduo Pascal

Publicada em 14/04/2017
Liturgia do Lava-pés abre Tríiduo Pascal | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sacerdote repete gesto de Cristo na última ceia


O gesto de Jesus Cristo na última ceia foi repetido ontem em  todo o mundo pela Igreja Católica. A celebração religiosa abriu o Tríduo Pascal que termina no domingo da Páscoa. Na missa, além do Lava-pés, faz-se a memória da instituição da Eucaristia e do sacerdócio.
A homília (sermão), tem como foco principal a caridade. O pároco da Catedral São Sebastião, padre Airton Gusmão, argumenta que a cerimônia religiosa tem um detalhe muito importante, que é sobre o mandamento do amor, maior legado deixado por Cristo. Sobre o Lava-pés, o religioso diz que esse gesto tem como ensinamento maior a doação. “É fazer da vida um serviço”, pontua.

 Dia de rituais e penitência

Para os cristãos, a Sexta-feira Santa é um dia de oração e silêncio nas igrejas. É uma data marcada por rituais e penitências com o jejum e a abstinência da carne vermelha. Encenações sobre os últimos momentos da vida de Cristo, o julgamento, crucificação e a ressurreição costumas ser feitos. Em todas as igrejas, às 15h, acontece a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Em Bagé, ocorre, às 17h, a procissão com a imagem de Cristo morto. A saída é da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora até a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Celebração da luz

A liturgia da noite do sábado, que antecede a Páscoa, é considerada uma das mais solenes e das mais extensas do rito católico. A missa começa com a celebração da luz, onde o círio pascal é acesso na entrada da igreja. Depois de feitos esses rituais o padre entra no templo seguido pelos fiéis.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br