MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

A locomotiva do PIB gaúcho

Publicada em 17/04/2017

É do campo que vem toda a riqueza de um país. A agricultura e a pecuária são a locomotiva de qualquer economia, são elas que produzem alimentos, são geradoras de emprego e de renda. Não se pode imaginar a vida de um povo sem a produção do campo. Na semana passada, durante palestra do Tá na Mesa, promovida pela Federação das Associações Comerciais do Estado (Federasul), o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, comentou que o setor agropecuário foi responsável por mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul em 2016, colocando o Estado em condições de competir em âmbito nacional. Na ocasião, Polo falou sobre os bons resultados da safra gaúcha, que deve ultrapassar 34 milhões de toneladas de grãos; sobre a necessidade de aumentar a produção de alimentos; e o potencial da agropecuária gaúcha. Uma cultura que está se inserindo no Rio Grande do Sul e, em especial, nos municípios da região da Campanha, a olivicultura foi destacada como importante potencial de desenvolvimento pelo secretário. Ele mencionou também as culturas de grãos e a pecuária. Na semana passada, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgou o Relatório de Comércio Exterior do Agronegócio do RS, onde aponta que houve aumento das exportações gaúchas em março deste ano. No total, foram comercializados US$ 737 milhões, o que representa um crescimento de 47,2% no valor e 78% no volume em comparação com fevereiro de 2017. A soja é o puxador de vendas para o mercado externo. Por outro lado, mesmo com o impacto negativo da operação Carne Fraca, o produto apresentou alta de 5,8%. Tentando sair de uma crise financeira sem precedentes, principalmente no Rio Grande do Sul, os números que vêm do campo são positivos e mostram mais uma vez que a agricultura e a pecuária são a locomotiva da economia do Brasil.

 

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br