MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Mainardi assume relatoria do projeto que cria Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil

Publicada em 19/04/2017
Mainardi assume relatoria do projeto que cria Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Posição do petista é decisiva para matéria

O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, do PT, assumiu, ontem, a relatoria do projeto de lei que transforma o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) em Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV) e cria a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil. A proposta, apresentada pelo governo do Estado, tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeiro estágio de discussão no parlamento gaúcho.

A justificativa é de que, ao DPGV incumbirá, além das atribuições atualmente cometidas ao Deca, executar as atividades de polícia judiciária e de investigação criminal referentes às infrações penais em que a mulher e o idoso figurem como vítimas em razão dessa condição, bem como àquelas resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional ou orientação sexual. O novo departamento, portanto, será destinado à proteção dos demais grupos vulneráveis, que até então vêm sendo atendidos por delegacias de polícia especializadas e pelos demais órgãos policiais de atribuição comum.

À Core, de acordo com a proposta do governo, incumbirá disponibilizar aos órgãos da Polícia Civil, sempre que solicitado, recursos humanos e apoio logístico para a realização de operações policiais e diligências investigativas de maior risco e complexidade e prestar proteção pessoal a autoridades e seus familiares quando necessário nos termos da legislação em vigor.

O governo argumenta que a criação das novas estruturas atende 'à grande demanda criminal envolvendo os chamados grupos vulneráveis, cujas peculiaridades das vítimas e das infrações penais respectivas exigem um atendimento especializado voltado para a maior eficiência da investigação e melhor acolhimento e proteção das vítimas'.

Em relação ao Core, o governo sustenta que o aparelhamento das organizações criminosas exige dos órgãos de Estado responsáveis pela segurança pública, 'a devida especialização e qualificação técnica que possibilite um adequado e eficiente enfrentamento, minimizando os efeitos danosos causados pelo crime e permitindo a responsabilização dos criminosos'. A posição de Mainardi, na CCJ, é decisiva para a proposta. O parlamentar não tem prazo para apresentação do parecer, que pode ser favorável ou contrário à medida.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br