ANO: 25 | Nº: 6334
19/04/2017 Caderno Bio Urcamp 2017

Minas de Camaquã, um olhar para a preservação

Foto: Renan Silveira/Especial JM

Professor Philomena foi um dos participantes do debate
Professor Philomena foi um dos participantes do debate

O debate “Preservação no Bioma Pampa: conflitos e estratégias de repúdio às empresas mineradoras”, ocorreu na tarde de domingo, 9, no Campus Rural da Urcamp. Foi discutido como a mineração prejudicará as Minas do Camaquã, com a presença do Prof Dr Guilherme Collares, Prof. Phd Anthonio Philomena, Produtora Rural Vera Colares e o Secretário do Meio Ambiente de Bagé, Aroldo Quintana.
No projeto da mineração as empresas não falam do bem estar social, sendo que no programa há falhas com o meio ambiente. As universidades estão sendo convidadas a participar na mobilização por esta causa. Uma das instituições que ficou contra a mineração é a Urcamp, tendo a Reitora Lia Quintana apoiado a causa do grupo Rio Camaquã: União pela preservação.
No momento, o projeto de mineração de chumbo, zinco e cobre tem como parceria a Votorantim Metais Holding (VMH) e a Iamgold Brasil. O projeto terá reuniões técnicas para definir as propostas que devem ser apresentadas.
Após o debate, alunos e professores entraram em discussão sobre como ajudar o meio ambiente, como conscientizar as pessoas. Alunos da Ufpel ficaram comovidos com a luta contra a mineração e se dispuseram a ajudar na divulgação em Pelotas.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Carregando...