ANO: 25 | Nº: 6208
20/04/2017 Cidade

Mostra de iniciação científica apresenta mais de 100 trabalhos

Foto: Tiago Rolim de Moura

Mais de 300 alunos se inscreveram
Mais de 300 alunos se inscreveram

O centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) está realizando, desde ontem, a 3ª Mostra de Iniciação Científica paralela à 3ª Jornada de Pós-Graduação e 1ª Mostra de Artigos Científicos. O evento acontece no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza e conta com a apresentação de cerca de 100 trabalhos de acadêmicos dos cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Jornalismo e Biologia.

As atividades iniciaram com os projetos dos alunos de Direito do campus Bagé e durante a programação serão alternados com a participação de trabalhos de alunos de Alegrete, Santana do Livramento e São Gabriel. De acordo com um dos coordenadores do evento, Rafael Moreira, a mostra envolve mais de 300 alunos.

Moreira ressalta que o evento incentiva a iniciação cientifica, que é uma das exigências do Ministério da Educação para a formação acadêmica. "Os trabalhos são avaliados pelos professores e os alunos que conquistarem nota máxima recebem o título de menção honrosa no certificado de conclusão", disse.

A estudante do 6º semestre de Direito, Rafaela Preto de Lima, apresenta trabalhos desde a 1ª mostra. Ela realizou uma pesquisa sobre a lei 13.344/2016, que trata do tráfico internacional de crianças e sobre a proteção jurídica e violação dos direitos. "O índice de tráfico de criança no Brasil é um dos maiores da América latina", informa.

As alunas do 5º semestre de Direito, Ingrid Campagnal e Daniele Alves, que participam pela primeira vez do evento, optaram por uma pesquisa que envolve a região. As estudantes abordaram a lei 13.330/2016, que trata sobre o abigeato.

As jovens realizaram entrevistas com produtores e integrantes da Polícia Civil e concluíram que não houve diminuição dos crimes, mas que os produtores estão confiantes nas punições.

De acordo com a coordenadora da mostra, Adriana Portella, a abertura oficial do evento ocorre hoje, às 18h, com coquetel, também no complexo do museu. Os trabalhos estarão expostos nos três turnos. A premiação será divulgada no dia 26 de abril, no salão de atos da Urcamp.  

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...