MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Construção da UTE Pampa Sul deve envolver dois mil trabalhadores no segundo semestre

Publicada em 24/04/2017
Construção da UTE Pampa Sul deve envolver dois mil trabalhadores no segundo semestre | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O processo de sondagem de mercado para possíveis interessados em adquirir a Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul (Miroel Wolowski), iniciado em fevereiro, pela Engie, não interfere no cronograma da obra, que está em pleno andamento em Seival, no município de Candiota. A expectativa é de que alcance o pico de dois mil empregos diretos no segundo semestre deste ano.

De acordo com o gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, em fevereiro foi contratado o banco Morgan Stanley para assessoramento do processo de venda. Ele disse que as negociações continuam em andamento e a empresa está recebendo cartas de intenção de interesse. “A decisão da Engie em prospectar possíveis compradores para seus ativos de carvão segue uma diretriz do grupo francês para seus negócios no mundo, focada em descarbonização, descentralização e digitalização dos negócios em energia”, ressalta.

Segundo Stamm, atualmente, a obra conta com mais de 1.9 mil empregados diretos, sendo que destes, aproximadamente 80% são do Rio Grande do Sul. Para os próximos meses, a expectativa é de que novas vagas sejam abertas, especialmente para a montagem eletromecânica da usina e para a construção das estruturas da correia transportadora de carvão.

 

Movimentação de equipamentos

O gerente informa que, no canteiro de obras, as atividades de montagem eletromecânica da caldeira e obras civis, em diferentes pontos, continuam a ser realizadas. Ele destaca, também, a movimentação de grandes estruturas e equipamentos vitais para a montagem e operação da usina, citando, como exemplo, a turbina, que está em Candiota. “Grande parte dos equipamentos já foram desembarcados no porto de Rio Grande, por 10 navios de carga e 12 contêineres, com a expectativa de que outros navios cheguem até a conclusão do projeto”, enfatiza.

 

Barragem

Na obra da barragem, as estruturas do vertedouro, de captação de água, estão em fase adiantada, com a expectativa de que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre de 2017. A primeira etapa do enchimento controlado do reservatório iniciou na última semana de março, com previsão de que seja concluída até o início de junho, quando deverá começar a segunda etapa do processo, com previsão de término para o segundo semestre.

Conforme Stamm, foi firmada uma parceria com as prefeituras de Candiota e Hulha Negra para o abastecimento de água de ambas as cidades, por meio da utilização do reservatório da barragem da usina. “A empresa fará, ainda, o repasse de recursos para a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) em cada uma das cidades”, adianta.

 

Linhas de transmissão

As obras da Linha de Transmissão, que contará com 20,4 quilômetros de extensão ligando a UTE até a Subestação Candiota conta com 49 torres concluídas e está realizando a etapa de lançamento de cabos. A linha será responsável por levar a energia gerada pela usina até a Subestação.

A correia transportadora, que contará com 4,17 quilômetros de extensão e uma capacidade de transporte de 550 toneladas de carvão por hora, está na etapa de construção das fundações que irá permitir início da montagem da estrutura metálica da correia. A expectativa é que a obra estará comissionada e pronta para operação no final de 2017.

 

Testes

Stamm ainda informa que, com o avanço das atividades, a previsão é de que os testes operacionais da UTE Pampa Sul devam iniciar no primeiro semestre de 2018, a partir de equipamentos como os motores, bombas e ventiladores, dos sistemas auxiliares como tratamento de água, desmineralização da água, das torres de resfriamento, dos sistemas em série e, por fim, da usina como um todo. A operação comercial da unidade deve iniciar em janeiro de 2019.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br