MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Vendedores ambulantes retiram estruturas e liberam calçadas do centro de Bagé

Publicada em 25/04/2017
Vendedores ambulantes retiram estruturas e liberam calçadas do centro de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Vendedores retiraram mesas das vias públicas na manhã de ontem

A segunda-feira começou diferente na área mais central de Bagé. Depois de quase 10 anos, os vendedores ambulantes que ocupavam as calçadas com mesas foram orientados a retirá-las do passeio público e substituí-las por expositores verticais ou estruturas móveis. Cerca de 40 ambulantes tiveram que se adequar à nova medida. A finalidade é não impedir o fluxo dos pedestres.
Aqueles que não conseguiram adaptar os expositores para a posição vertical, foram orientados a utilizarem tendas com no máximo um metro quadrado somente no interior do calçadão, de modo a desobstruir as calçadas. O objetivo desta ação foi atender a legislação municipal e as orientações do Ministério Público. 

Esta situação deve ocorrer até que os ambulantes sejam deslocados para a Travessa Vanda Mourão, que abrigará os vendedores ambulantes após a conclusão do processo licitatório para aquisição de 35 tendas e o término das obras de infraestrutura do local.

A vendedora de uma loja na área central da cidade, Tatiana Gonzalez, diz que está muito melhor de caminhar sem as mesas. "Era muito complicado antes, pois em pleno horário comercial era preciso disputar o espaço com os ambulantes", avalia.

Em uma reunião na semana passada, entre os vendedores ambulantes e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, ficou definido que a fiscalização das vendas nas calçadas de Bagé será intensificada.

De acordo com o titular da pasta, só serão permitidas mesas no Calçadão e com tamanho padrão de um metro quadrado. Nas calçadas, a exigência da prefeitura é que os ambulantes utilizem as grades verticais. "É importante frisar que esta decisão não é somente da prefeitura, a medida é uma orientação também do Ministério Público", justifica.

O secretário ressalta que a ideia é apenas desobstruir as vias. "Não queremos prejudicar os vendedores. Eles não serão proibidos de comercializarem os seus produtos, só terão que se adequar", disse.

Operação no passeio público

Participaram da ação de fiscalização, ontem, representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e de Segurança e Mobilidade Urbana e a Brigada Militar, que deu suporte à operação.

Conforme avalia o fiscal da prefeitura Elimar Castro, a operação foi tranquila, pois, segundo ele, os trabalhadores já sabiam da medida. "A fiscalização permanece durante toda a semana. Hoje (ontem), apenas orientamos os ambulantes para se adequarem", informa.

A reportagem do Jornal MINUANO tentou conversar com os vendedores ambulantes, porém nenhum quis se manifestar sobre o assunto.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br