MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Audiência em Brasília debate alternativas contra o fechamento da Fase B em Candiota

Publicada em 26/04/2017

Hoje, a partir das 11h, o fechamento da Fase B da Usina Termelétrica Presidente Médici, de Candiota, será debatido em Brasília. Uma reunião com representantes do Ministério de Minas e Energia será realizada a pedido do deputado federal Afonso Hamm (PP), vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral no Congresso Nacional.

Em entrevista ao Jornal MINUANO, na manhã de ontem, Hamm afirmou que a intenção do encontro é debater, junto aos envolvidos no processo, como representantes do Ministério de Minas e Energia e CGTEE, alternativas que viabilizem a manutenção da usina.

O parlamentar explicou que o anúncio do fechamento da Fase B, no final de fevereiro, foi feito de surpresa, sem que tenha havido qualquer tipo de interlocução em busca de outras alternativas. "Minha posição é clara, ajustes devem ser feitos para diminuir o impacto ambiental, mas o impacto social do fechamento da Fase B é muito maior. Encerrar as atividades da unidade é uma penalização para a região, deixando centenas de pessoas desempregadas", apontou.

Hamm declarou que a intenção do encontro é apresentar um estudo de viabilidade técnica, composto por técnicos da própria empresa, que mostra outras alternativas ao fechamento, até que a unidade seja modernizada ou substituída. "O próprio governo já declarou que pode haver uma crise energética e fecham a Fase B, sem dar nenhuma alternativa. Vai ocasionar um desabastecimento", definiu.

Além disso, o parlamentar se posicionou contra a privatização da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). "São medidas que não irão resolver o problema do Rio Grande do Sul e ainda vão penalizar a população daqui", destacou. O prefeito de Candiota, Adriano Castro (PT), deve participar do encontro, assim como o ex-vereador, Caio Ferreira, e o presidente da Câmara de Vereadores de Candiota, Guilherme Barão (PDT), além do presidente do Sindicato dos Mineiros, Wagner Lopes Pinto.

O encerramento das atividades deve-se ao não cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), que administra a usina de Candiota, junto ao Ibama, que exigia a instalação de um dessulfurizador na unidade. A previsão é de que a outra Fase (Fase A) também encerre as operações até o final deste ano.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br