ANO: 25 | Nº: 6384
26/04/2017 Cidade

Santa Casa de Caridade de Bagé inaugura UTI Pediátrica

Foto: Glauber Pereira

Separação da UTI Neonatal da UTI Pediátrica foi uma exigência do Ministério da Saúde
Separação da UTI Neonatal da UTI Pediátrica foi uma exigência do Ministério da Saúde

Após exigência do Ministério da Saúde, a UTI Pediátrica e Neonatal foram separadas na Santa Casa de Caridade de Bagé. Elas funcionavam juntas há 30 anos. A UTI Neonatal foi inaugurada no início do ano passado, e, ontem pela manhã, a equipe do hospital inaugurou as novas instalações da UTI Pediátrica.

A médica pediatra Cledinara Salazar, responsável pelo serviço, informa que a obra custou aos cofres públicos o total de R$ 565 mil, repassados pelo governo do Estado. A UTI Neonatal atende bebês com até 30 dias e a UTI Pediátrica atende crianças a partir dos 31 dias até os 12 anos de idade.

A separação e ampliação dos dois espaços levou cerca de três anos para ficar pronta, tendo sido executada com mão de obra de funcionários do quadro do próprio hospital. Contudo, a ampliação do espaço não prevê maior número de leitos. "Continuamos com 10 leitos na UTI Neonatal e oito leitos na Pediátrica, que atendem pacientes da rede pública, convênios e particulares", destaca.

A médica ressalta que as novas instalações são mais adequadas e em acordo com as normas da Vigilância Sanitária. "Agora contamos com um espaço melhor para acolhimento das crianças e familiares", aponta. Além das instalações da UTI, também foi destacado um espaço para a sala de espera para familiares que aguardam notícias.

Participaram da cerimônia, o secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, o provedor da Santa Casa de Caridade, Airton Lacerda, o coordenador regional de Saúde, Daltro Paiva e o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi. A inauguração contou com a bênção do frei Álvaro Bordignon.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...