ANO: 25 | Nº: 6403
29/04/2017 Cidade

Mais de oito mil pessoas já foram imunizadas contra gripe em Bagé

Foto: Arquivo JM

Idosos foram os que mais procuraram os postos de saúde
Idosos foram os que mais procuraram os postos de saúde

A secretaria municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informou que 29% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe já foi imunizado. Em uma semana, de acordo com balanço divulgado pela Prefeitura de Bagé, 8.182 pessoas foram protegidas no município.

A vacina, que é distribuída de forma gratuita, protege contra os três subtipos de vírus da doença, H1N1, H3N2 e Influenza B. A campanha se estende até o dia 27 de maio. De acordo com a coordenadora do setor de imunização do município, Tatiana Miranda, os idosos foram os que mais procuraram os postos de saúde. “Já foram aplicadas 5.802 doses, somente nos idosos”, ressalta. A meta do município é proteger 27.980 pessoas.

Foram vacinadas, em Bagé, 47% dos profissionais da saúde, 28% das puérperas, 23% das gestantes e 12% das crianças. Tatiana informa que o posto Camilo Gomes estará atendendo com o horário diferenciado até o término da campanha, das 8h às 20h. Além disso, a unidade móvel da secretaria estará, hoje, na praça Silveira Martins, das 9h às 17h.

Transmissão

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Em superfícies como madeira, aço e tecidos, o vírus é capaz de sobreviver por até 48 horas. A transmissão do vírus pode começar antes mesmo do aparecimento dos sintomas, com duração de até sete dias em adultos e de até 14 dias em crianças ou pessoas com imunodepressão.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...