ANO: 25 | Nº: 6330
03/05/2017 Cidade

Bagé sedia Encontro de Gestores do Turismo do Pampa na sexta-feira

A sexta-feira será dedicada ao debate do potencial turístico. O 1º Encontro de Gestores do Turismo da Região do Pampa acontece no dia 5 de maio, a partir das 9h, no salão nobre de Prefeitura de Bagé.

A secretária-geral da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Rosa Alice Salles, explica que o encontro deve reunir representantes e gestores do setor dos 11 municípios abrangidos pela associação (Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista). Entre as questões que devem entrar na pauta estão as atualizações de informações junto ao Ministério do Turismo para elaboração do Mapa do Turismo no País. Os dados são atualizados a cada dois anos. Como houve troca de gestão municipal, o prazo foi prorrogado e os municípios devem atualizar os dados.

Rosa lembra que na atualização anterior, apenas dois municípios do Pampa não entregaram os dados e ficaram de fora do Mapa do Turismo. Agora, a intenção é reunir a documentação das 11 cidades, para que toda a região do pampa faça parte do destino turístico apontado pelo Ministério. Ela explica que fazer parte do mapeamento facilita a obtenção de verbas para o segmento do turismo. Para isso, a cidade deve atender a alguns critérios, como possuir Conselho Municipal de Turismo, Fundo Municipal de Turismo, gestor de turismo, orçamento específico e termo de adesão à região turística assinada pelo prefeito.

As exigências serão abordadas durante o encontro, que é voltado para gestores da área de turismo, mas aberto à comunidade, de forma gratuita. Entre as atividades proposta,s está a palestra que abordará "A importância do município estar no mapa turístico do Brasil", ministrada pela técnica da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Lazer do Rio Grande do Sul, Cristina Feijó, que também deve abordar temas como a Regionalização, Governança Regional, Categorização dos Municípios, Rotas e Roteiros.

Durante o encontro, também será apresentado o planejamento estratégico regional, elaborado pela Apatur, e a apresentação dos municípios, dos eventos turísticos, atrativos e roteiros. O encontro encerra com a construção do calendário regional de eventos. Hoje é o último dia para confirmação de presença, através do telefone (53) 99963-9880.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...