ANO: 24 | Nº: 6186
03/05/2017 Campo e Negócios

Bagé sedia Exposição Passaporte da raça Crioula

Foto: Fagner Almeida/especial

Além da classificatória para a Expointer, palestras e leilões compõem o evento
Além da classificatória para a Expointer, palestras e leilões compõem o evento

Considerada uma das regiões mais tradicionais do cavalo Crioulo no País, Bagé recebe, no próximo final de semana, mais uma etapa da Exposição Passaporte, que classifica exemplares para a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. De 4 a 6 de maio, na Associação e Sindicato Rural, ocorre o evento do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, que integra a 37ª Exposição da Raça Crioula no município.

Conforme o presidente do núcleo, Luis Mário Dias, a expectativa é de uma exposição com grande participação de criadores e expositores. A programação terá outras atrações, como um ciclo de palestras, organizado em conjunto com a Comissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), onde participam o superintendente do setor de registro genealógico da entidade, Frederico Araújo, a criadora Márcia Linhares e o jurado André Narciso Rosa, que será o responsável pelo julgamento da Exposição Passaporte. "Temos uma parceria grande com as universidades de veterinária que temos em Bagé, o que deve atrair público", ressalta.

Sobre o crescimento da raça Crioula na região, que abriga tradicionais e reconhecidos criatórios, Dias salienta que há um perfil de jovens e profissionais do centro urbano investindo no cavalo Crioulo, muitos, inclusive, compondo a diretoria do núcleo. "Seguimos com os tradicionais criatórios de muito resultado na região, mas há muita gente entrando na raça que, com leilões de coberturas, tem acesso à genética importante. São advogados, professores das universidades e outros profissionais liberais que compõem o grupo de associados do núcleo de Bagé", observa.
Além da exposição e do ciclo de palestras, também será realizado um leilão de coberturas dos principais garanhões da raça Crioula. 


Programação

Quinta-Feira

8h - Entrada dos animais;

15h - Concentração de Machos;

18h - Admissão da Morfologia Passaporte;

19h - Ciclo de Palestras "Aspectos Morfológicos da Raça Crioula".


Sexta-Feira

8h - Início da Exposição Morfológica;

12h - Almoço;

14h - Continuação do julgamento;

19h - Coquetel de confraternização e leilão de coberturas.


Sábado

8h - Continuação da exposição;

12h - Almoço e entrega de prêmios:

19h - Leilão Cinco Salsos.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...