ANO: 25 | Nº: 6307
03/05/2017 Cidade

Hulha Negra precisa de médicos

Foto: Arquivo JM

Profissionais irão atender no posto de saúde e na sede do município
Profissionais irão atender no posto de saúde e na sede do município

Há cerca de dois meses, a Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra está buscando médicos para completar o quadro de servidores. Em fevereiro, o profissional que trabalhava na Estratégia de Saúde da Família (ESF) pediu exoneração, e, desde então, a prefeitura está buscando alternativas para suprir a demanda.

Conforme o secretário municipal de Saúde daquele município, Volney Jorge, o quadro funcional exige seis profissionais. Hoje tem dois trabalhando e um em licença. Em março, foi realizado um processo seletivo ofertando três vagas sendo uma para a ESF e duas para a Unidade Básica de Saúde, entretanto, apenas um médico fez a inscrição. "Estamos pedindo profissionais que possam atuar em clinica geral", enfatiza.

Segundo Jorge, a prefeitura está buscando médicos em vários locais para contratação imediata. "Até agora, ninguém mostrou interesse e há pouca procura dos profissionais da área", disse o secretário.

Ele explica que a maioria dos profissionais tem disponibilidade de trabalhar no turno da noite, mas a vaga é para o dia. "Hoje precisaríamos disponibilizar, além do médico, profissionais de enfermagem, técnicos em enfermagem, farmacêutico, administrativo e serviço gerais, ou seja, teria que funcionar um novo turno", relata.

De acordo com o secretário, com o quadro de médicos reduzido, os profissionais que estão atuando ficam sobrecarregados. A média de atendimento de cada profissional deveria ser de 16 pacientes por dia, mas com a dificuldade de contratação, já teve casos de até 26 atendimentos por profissional. "A população não é afetada, todos são bem atendidos, mas isso sobrecarrega nossos profissionais", pontua.

O cargo de médico da ESF é de 40 horas. O salário é de R$ 10.361,70. O cargo de médico da UBS é de 20 horas, com salário de R$ 4.144,68. Os médicos ainda recebem insalubridade, vale-alimentação e auxílio transporte. Mais informações na Secretaria de Saúde (53) 3249-1019 ou na Prefeitura de Hulha Negra (53) 3249-1013.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...