MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Negociação entre CGTEE e CRM avança com apoio do Ministério de Minas e Energia

Publicada em 03/05/2017
Negociação entre CGTEE e CRM avança com apoio do Ministério de Minas e Energia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Impasse foi debatido em duas reuniões, ontem, em Brasília

Lideranças gaúchas se reuniram, ontem, em Brasília, com representantes do Ministério de Minas e Energia para debater o impasse entre a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), subsidiária da Eletrobras, sobre a readequação do preço firmado em contrato entre as empresas. A avaliação é de que as negociações avançaram com o apoio da pasta.
CRM e CGTEE estão negociando há quase um ano a quantidade e o preço do carvão explorado na mina de Candiota. Em abril, a CGTEE contratou a Fundação Luiz Englert para avaliar os custos de produção do mineral. Durante a reunião, ontem, o diretor-presidente da CRM, Edivilson Brum, chegou a reforçar que a manutenção da companhia depende do acordo, sustentando que a empresa pode fechar 'por falta de recurso para manter a folha de pagamento'. A senadora Ana Amélia, do PP, lembrou que deve ser avaliado o prejuízo maior: a equalização do contrato ou o fechamento de empresas que têm grandes investimentos em uma área estratégica, que é a energia térmica de carvão mineral, e que diversifica a matriz energética nacional.
Para que qualquer acordo seja homologado, é necessário a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por isso, ainda ontem, uma segunda reunião, articulada pelo Ministério de Minas e Energia, foi realizada na Aneel. Como encaminhamento, segundo o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, ficou acordado que a Eletrobras deve apresentar uma nota técnica com a justificativa do novo valor. "Existe uma boa vontade geral no sentido de resolver a questão. Este foi um avanço importante", avaliou, ao estimar que uma nova reunião pode ocorrer no final do mês.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br