MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Reforma da Previdência deve afetar mais de 20 mil trabalhadores rurais na região

Publicada em 03/05/2017
Reforma da Previdência deve afetar mais de 20 mil trabalhadores rurais na região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Homens deverão ter idade mínima de 60 anos e 25 de contribuição

A vida dos trabalhadores rurais, que começam a trabalhar muito cedo, deve ser prejudicada pela reforma da Previdência Social que está tramitando na Câmara dos Deputados. Com a proposta, esse agricultor só poderá se aposentar com a comprovação de pelo menos 25 anos de contribuição, sendo que a idade mínima para as mulheres é de 55 anos e a dos homens 60 anos. Na regra atual, a idade é a mesma proposta, mas a contribuição é de 15 anos.

A proposta de reforma da Previdência prevê, ainda, uma contribuição obrigatória para o trabalhador e a trabalhadora rural. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, coordenador regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e diretor estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Milton Brasil, um dos principais pontos discutidos é o regime de economia familiar no campo. Em Bagé, Hulha Negra, Candiota e Aceguá, segundo ele, cerca de 20 mil pessoas serão prejudicadas. 

Brasil afirmou que apesar dessa contribuição ainda não estar clara, ela pode causar forte impacto na vida do trabalhador e nos municípios que sobrevivem da renda que é gerada pela aposentadoria rural. Ele explica que a atual regra permite que, através da posse da terra e talão do produtor, toda a família seja beneficiada com a previdência. Com as mudanças, cada integrante da família deverá contribuir com 5% do valor do salário mínimo vigente (R$ 937). 

Segundo Brasil, a contribuição acontece quando o produtor rural vende sua produção. Sobre essa produção é aplicada uma alíquota de 2,1%. Essa regra é prevista pela Constituição Federal e se estende ao produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatário rural, desde que essas atividades sejam realizadas em regime de economia familiar. "O agricultor e a agricultora produzem para si e para o sustento de sua família, e não têm como contribuir mais" disse.

Conforme o sindicalista, o texto também modifica as regras da pensão por morte. Brasil ressalta que nos moldes atuais, o beneficiário acumula a pensão e a aposentadoria. Com a mudança, o valor não poderá ultrapassar dois salários. "Se passar deste valor, a pessoa terá que optar por um dos benefícios", pontua.

Reforma Trabalhista

O sindicalista afirma que além dessas mudanças, a reforma Trabalhista, que já foi aprovada no Congresso, também prejudica a agricultura familiar. Um dos pontos é a jornada de trabalho de até 12 horas, a possibilidade de terceirização, onde o trabalhador irá receber 30% a menos e sem carteira de trabalho assinada.

Além disso, Brasil afirma que a saúde do trabalhador rural também será prejudicada porque as normas de segurança em saúde, que preveem exames médicos periódicos, devem ser extintas.

  

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br