ANO: 26 | Nº: 6578
04/05/2017 Fogo cruzado

Brasil compra energia do Uruguai através de linhas instaladas na região

Foto: Arquivo JM

Sistema de interligação foi concluído em 2015
Sistema de interligação foi concluído em 2015

O Uruguai começou a exportar energia elétrica para o Brasil na terça-feira, 2, inicialmente pelo departamento de Rivera. No dia 11 de maio, o processo deve avançar através da estação conversora de Melo, no departamento de Cerro Largo, por meio de linhas de transmissão instaladas nos municípios de Candiota, Hulha Negra e Aceguá, na Campanha gaúcha.
Em declarações publicadas no site do governo uruguaio, a ministra daquele país, Carolina Cosse, destaca a função estratégica da subestação de Melo. "Acredito que este é um passo muito importante na consolidação do Uruguai como exportador de energia", destacou.
Ainda segundo Cosse, o Uruguai não compra energia elétrica há quatro anos, mas vende para a Argentina há dois anos, o que representa aproximadamente 10% do total da força gerada em nível nacional. A interligação entre o sistema elétrico brasileiro (a partir de Candiota) e o uruguaio foi concluída em 2015. A estrutura, montada pela Eletrosul, tem capacidade para transportar 500 megawatts (MW).

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...