ANO: 25 | Nº: 6208
05/05/2017 Cidade

Bagé terá primeira cervejaria artesanal

Foto: Tiago Rolim de Moura

Local conta com câmara fria, tanques, panelas de mostura e outros equipamentos
Local conta com câmara fria, tanques, panelas de mostura e outros equipamentos

A cervejaria artesanal “Mão Preta” será a primeira licenciada de Bagé. O empreendimento, que tem capacidade para produzir 2.500 litros por mês, está em processo de liberação dos documentos para ser inaugurada. O proprietário, Tiago Trojan, espera que a cervejaria comece a funcionar em dois meses.

O empresário conta que, agora, a fábrica está em processo de teste. “Estamos aproveitando o tempo para aprimorar as receitas e criar o rótulo das cervejas até o dia da inauguração”, diz. O local conta com câmara fria, tanques, panelas de mostura e outros equipamentos para a produção.

Trojan produz cerveja artesanal há dois anos e meio. “Comecei em casa com o meu pai, de brincadeira. Resolvemos investir na área porque acreditamos que teremos um bom retorno e gostamos de produzir”, afirma.

Modelo “cigano”

Também conhecidas como “colaborativas” ou “associadas”, tem como objetivo, disponibilizar que os cervejeiros que não possuem fábricas peguem “emprestado” os tanques de uma cervejaria para produzir e comercializar os rótulos no mercado. Por não ter lar fixo, esse tipo de cervejeiro pode pular de uma fábrica para outra.

O empreendedor bajeense pretende disponibilizar o espaço e alugar os tanques para que mais cervejeiros do município produzam suas próprias marcas.

Festival de cerveja

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação irá realizar o primeiro Festival Municipal de Cerveja Artesanal no dia 9 de julho. O evento acontece no largo do Centro Administrativo.

Conforme o titular da pasta, Bayard Paschoa Pereira, a ação visa valorizar a produção de cerveja artesanal em Bagé. Oito cervejeiros estarão no espaço comercializando seus produtos, e, além disso, terão apresentações artísticas.

Bayard comenta que foi formada uma associação dos cervejeiros com cerca de 20 pessoas. “O festival é uma conquista deles com o apoio da prefeitura. A ideia é fazer outros eventos para divulgar o trabalho feito pelos profissionais da área”, frisa.

 

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...