MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Câmara mantém posição pelo arquivamento de cinco matérias

Publicada em 05/05/2017
Câmara mantém posição pelo arquivamento de cinco matérias | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Matéria que proibiria utilização de fogos de artifício foi arquivada pelo plenário

Cinco projetos de lei foram arquivados, ontem, pelo Legislativo municipal, com base em pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ). Além da proposta que viabilizaria a redução do recesso parlamentar e da matéria que estabelecia a obrigatoriedade da presença de uma vereadora na composição da mesa diretora da Casa, os vereadores votaram, em sua maioria, pelo arquivamento do projeto que criaria a gratuidade para portadores de necessidade especiais, em eventos culturais no município.
Os parlamentares também arquivaram o texto que dispunha sobre a proibição e aplicação de penalidade sobre o abandono de animais de pequeno e médio portes, cães e gatos, em áreas públicas ou privadas, de autoria do vereador João Schardosim, do PSDB, licenciado para assumir o comando da secretaria municipal de Juventude, Esporte e Lazer. A votação que resultou no arquivamento da proposta que proibiria, no município de Bagé, a utilização de fogos de artifício e de todo o artefato que cause estampido, dividiu posições.
A matéria foi arquivada com oito votos favoráveis ao parecer da CCJ e seis contrários. O presidente da Comissão, vereador Antenor Teixeira, tornou a sustentar que a medida contraria determinação federal. “O setor é regulado por um decreto presidencial. Além disso, o judiciário já derrubou leis de outros municípios, no mesmo sentido”, disse, ao justificar voto pelo arquivamento. O líder do PSB, vereador Luís Alberto Gonçalves (Chico), rebateu, argumentando que ‘o judiciário tem decisões divergentes’ sobre o assunto.
Na prática, a matéria não dispunha de parecer jurídico contrário à tramitação. A autora da proposta, vereadora Beatriz Souza, da Rede Sustentabilidade, que cumpria agenda em Porto Alegre, ontem, lamentou o arquivamento. Através de sua assessoria, a parlamentar argumentou que ‘os argumentos usados para derrubar os projetos são infundados’. “O parecer jurídico do projeto dos fogos foi pela constitucionalidade. O argumento da fabricação de artefatos pirotécnicos, não tem nada sobre isso no projeto. Ele simplesmente fala de proibir a utilização dos fogos que tem estampido”, pontuou.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br