ANO: 25 | Nº: 6378
06/05/2017 Cidade

Acadêmicos de Jornalismo produzem colunas de notícias do Correio do Sul

Foto: Claudenir Munhoz

Estudantes estão no primeiro semestre do curso
Estudantes estão no primeiro semestre do curso

Os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Jornalismo da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), com orientação da professora Cristiane Pereira, da disciplina História do Jornalismo, produziram colunas de notícias veiculas nas páginas do Jornal Correio do Sul há 50 anos e que estão arquivadas no Museu Dom Diogo de Souza. O trabalho trata-se de um projeto de pesquisa que iniciou no ano passado e, novamente, este ano, foi aplicado com uma nova turma. O resultado começa a ser publicado semanalmente nas páginas do laboratório Jornal MINUANO até o mês de setembro.
Conforme Cristiane Pereira, a proposta é resgatar notícias publicadas no passado, buscando, também, relembrar fatos históricos ocorridos em Bagé, além de apresentar como era a sociedade daquela época. "O projeto é importante para mobilizar os alunos na atividade de pesquisa e também para terem trabalhos publicados em um jornal. Além disso, a ida ao museu para desenvolver a pesquisa é algo diferente dentro do plano de ensino", avalia a docente.
O projeto é dividido por etapas. Em um primeiro momento, os acadêmicos são divididos em grupos e cada um fica responsável por um mês. Logo depois, eles visitam o museu e pesquisam as notícias que pretendem registrar e produzem as colunas. "Pretendemos continuar com o projeto nos próximos anos. Outros jornais do Estado também fazem essas publicações como uma espécie de túnel do tempo", acrescenta Cristiane Pereira.
Para o aluno Tavisson Cougo Esteves, de 18 anos, a atividade é essencial, pois o contato durante a graduação com a área de trabalho, escrita e pesquisa motiva a continuar no curso. O acadêmico Pedro Kaiser Franco, também de 18 anos, avalia o projeto como positivo e diz que foi uma surpresa ter uma atividade prática no início da graduação. "Adquiri conhecimento, principalmente sobre a evolução do jornalismo", complementa.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...