ANO: 24 | Nº: 5986

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
06/05/2017 Caderno Ellas

Menos é mais: MINIMALISMO 2017

Foto: Reprodução JM

Menos é mais: MINIMALISMO 2017

É sabido que o minimalismo é uma forte tendência mundial. Através dele, observamos que menos é mais...
Mas sem perder a elegância, com peças neutras e atemporais, nos mostra o conceito de consumo consciente.

A onda minimalista defende que a elegância não deriva da abundância, impressiona por seu aspecto atemporal e, principalmente, aborda a questão do consumo exagerado, defendendo a ideia do slow fashion e roupas que tenham qualidade e possuam longa duração.

Alguns estilistas foram precursores desse movimento, como Cristóbal Balenciaga e Helmut Lang, na década de 90, com seus cortes austeros e cores sóbrias.

A estética minimalista, com suas formas perfeitas, elegância e mínimo de ornamentação, é valorizada com o complemento da alfaiataria, combinação de proporções, mix de texturas, cores diferentes e até estampas.
O minimalismo foi muito bem apresentado pela marca Osklen no São Paulo Fashion Week, que, numa releitura do estilo minimalista, pontuou sua coleção mesclando as formas retas do minimalismoncom padronagens de répteis e metalizados, traduzindo um novo minimalismo, com muita modernidade e atitude.
A tendência minimalista também aparece pontuada por toques de cor e vivacidade, mesclando variações neutras com pinceladas de tons vibrantes, a exemplo dos amarelos, vermelhos e laranjas, que se misturam aos pretos, cinzas e brancos, revelando um minimalismo ainda mais moderno e sofisticado.

Quando falamos em minimalismo, muitas pessoas associam em abrir mão de tudo do guarda-roupa e viver com quase nada. Na realidade, o conceito de minimalismo sugere que as pessoas comprem menos peças, mas invistam em qualidade, ou seja, peças que durem mais. Isso representa uma atitude consciente no que diz respeito ao consumo exagerado que acompanhamos e vivenciamos nos dias de hoje. Peças boas duram mais, logo não são facilmente descartáveis e substituídas, o que evita que as mesmas se tornem dispensáveis em pouco tempo. Se você quer economizar de verdade e estar sempre elegante, aposte na tendência mais duradoura da moda! 


Dicas:

* Preto e branco são lugar comum nos looks minimalistas e é possível criar visuais monocromáticos com modelitos que tenham cortes diferentes ou uma silhueta variada para dar mais vida à produção.

* Investir em peças básicas em tons neutros para um mesmo visual é uma forma de continuar na proposta do look minimal.

* O que mais vale na hora de montar um visual minimalista é apostar em peças de qualidade e caimento impecáveis e que tenham algum diferencial. Essa é a melhor maneira do look não cair na mesmice e você (ou os outros) não ter a impressão de que está sempre com a mesma roupa.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...