MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Anac mantém atividades do Aeroclube suspensas enquanto analisa documentação

Publicada em 08/05/2017
Anac mantém atividades do Aeroclube suspensas enquanto analisa documentação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Autorização de funcionamento do local foi revogada em fevereiro

Em fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revogou a autorização definitiva de funcionamento do Aeroclube de Bagé, através de uma portaria específica. Foi dado o prazo de 10 dias para que a entidade encaminhasse documentação para tentar reverter a situação, o que foi feito pela presidência. Quase três meses depois, entretanto, a Anac ainda não deu retorno sobre a situação do aeroclube.

Para retomar as atividades, a entidade deve comprovar o cumprimento dos requisitos necessários para a autorização, expressos no Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) nº140, como apresentar a aplicabilidade do aeroclube, condições para aprovação de cursos e cursos autorizados. No regulamento, são mencionadas sete situações que justificam a suspensão de atividades: se a diretoria permanecer por mais de um ano com cargos vacantes ou em situação irregular; se permanecer com as atividades de ensino paralisadas ou suspensas por mais de um ano consecutivo; se tiver as atividades de ensino paralisadas ou suspensas por mais de 550 dias não consecutivos, mas dentro de um período de dois anos; se permanecer com o Certificado de Atividade Aérea (CAA) suspenso por mais de um ano consecutivo; se o aeroclube tiver seu CAA suspenso por mais de 550 dias não consecutivos, mas dentro de um período de dois anos; se deixar de atender, reiteradamente e sem motivo devidamente justificado, as solicitações formuladas pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) ou se a entidade, já em funcionamento, não se adequar ao regulamento no prazo previsto.

O aeroclube já havia tido suas atividades suspensas temporariamente em julho do ano passado. Em fevereiro deste ano, a autorização foi revogada definitivamente, mas com possibilidade de ser revertida após a adequação da entidade e apresentação de documentação necessária. O vice-presidente da entidade, Luiz Antônio Peck Stobbe, explica que a documentação exigida foi apresentada dentro do prazo estabelecido, através de um despachante aeronáutico.

A assessora da Gerência Técnica de Relações com a Imprensa da Anac, Karen Cordeiro, explica que a portaria suspendeu realmente as atividades no aeroclube de Bagé, que, por sua vez, entrou com recurso tempestivo dentro do prazo de 10 dias. A documentação ainda está sob análise da área técnica da Agência. Ela adianta que tão logo a documentação encaminhada pelo aeroclube atenda à correção das inconformidades, poderá haver revogação da portaria. Até que isso aconteça, ficam suspensas as atividades no local.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br