MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Proposta pode acabar com coligações para vereador

Publicada em 08/05/2017

A Câmara dos Deputados criou uma comissão especial para analisar o mérito da Proposta da Emenda à Constituição (PEC) 282 que acaba com as coligações proporcionais nas eleições federal e estadual do ano que vem e para vereador a partir de 2020. O colegiado terá 35 membros titulares e igual número de suplentes.
Aprovada no ano passado pelos senadores, a proposta recebeu parecer pela aprovação do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), na semana passada. Pela proposta, a cláusula de barreira estabelece que nas eleições de 2018 apenas os partidos que obtiverem 2% dos votos válidos em pelo menos 14 estados, com no mínimo 2% de votos válidos em cada um deles, terão direito aos recursos do Fundo Partidário, ao acesso gratuito partidário e eleitoral ao rádio e à televisão e ao uso da estrutura própria e funcional nas casas legislativas.

Federação
No lugar das coligações, a PEC determina que os partidos políticos com afinidade ideológica e programática poderão se juntar em federações, que terão os mesmos direitos e atribuições regimentais dos partidos nas casas legislativas e deverão atuar com identidade política única, resguardada a autonomia estatutária dos partidos que a compõem.
Para integrar a federação, os partidos terão que registrar a deliberação do diretório nacional nesse sentido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a véspera do último dia do prazo para filiação partidária para concorrer às eleições federais. Os partidos deverão se reunir para a escolha do presidente, dos nomes da federação e dos candidatos.
A vigência da união valerá até a véspera da data inicial do prazo para a realização das convenções para as eleições federais subsequentes. O fundo partidário será proporcional ao quociente de votos válidos obtidos por cada um dos partidos para a Câmara dos Deputados e o tempo de propaganda eleitoral será proporcional ao número de deputados federais eleitos pela federação.

Câmaras municipais
No caso das câmaras municipais, a federação somente terá validade a partir do primeiro dia do prazo para a realização das convenções para as eleições municipais subsequentes. A reprodução da federação não será automática, pois os partidos poderão decidir pela não reprodução da federação nas eleições municipais até a véspera do último dia do prazo para filiação partidária para concorrer às respectivas eleições.
Qualquer partido poderá deixar a federação antes do término de sua vigência, por decisão do respectivo diretório nacional, mas a saída implicará o cancelamento dos repasses do fundo partidário e impedimento do acesso gratuito partidário e eleitoral ao rádio e à televisão, os quais serão redistribuídos proporcionalmente entre todos os partidos com funcionamento parlamentar.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br