MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Emissoras de Bagé são autorizadas a migrar para FM

Publicada em 09/05/2017
Emissoras de Bagé são autorizadas a migrar para FM | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Termos aditivos que autorizam a mudança foram assinados no Palácio Piratini

Mais 33 rádios AM da região Sul do País iniciaram, a partir de ontem, o processo de migração para a frequência FM, de 88 a 108 MHz, em busca da melhoria da qualidade de sinal de suas programações e incremento das audiências. Os termos aditivos que autorizam a mudança foram assinados no Palácio Piratini, pelo governador José Ivo Sartori, secretário de Comunicação, Cléber Benvegnú, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e presidentes de entidades representativas da área das radiodifusoras e das comunicações de amplitude regional e nacional. Representantes das Rádio Difusora e Clube assinaram os termos aditivos ontem, no Palácio Piratini.

Cerca de 70 radiodifusoras devem estar operando no período de 70 a 120 dias na nova frequência, com a expectativa de acompanhar seus públicos na modernidade, em dispositivos digitais como smartphones e tablets. Ao todo, o Rio Grande do Sul possui mais de 102 rádios no dial, que podem, de acordo com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), aderir à nova frequência. 
Para o governador, o processo de mudança em busca de mais qualidade para os ouvintes é "um imperativo de que um novo tempo chegou. O rádio é a mais íntima plataforma de comunicação. Com a mudança, as emissoras serão modernizadas. Assim como a Agert está fazendo essa travessia, estamos construindo um novo Estado, mais moderno, eficiente e voltado às pessoas. Nada muda sem uma visão de futuro", assegurou Sartori. 

Segundo a Agert, a abrangência da AM já não é a mesma e está perdendo aderência. Para o presidente da associação, Roberto Cervo (Melão), este é um novo momento para o rádio gaúcho, e que também é de agradecimento ao governador pelo seu empenho. "A palavra credibilidade é a marca de seu governo. Queremos, portanto, neste dia dizer que acreditamos em um novo momento, pois trabalho, perseverança, garra e amor ao Rio Grande nunca lhe faltaram, e é por isso que tens o nosso apoio", disse, ao entregar a Sartori o Troféu Agert. O ministro das Comunicações também foi agraciado com o Troféu Mérito Radiodifusão Agert. 

Conforme o ministro Gilberto Kassab, esta é uma nova fase da radiodifusão. "É uma nova fase de transformação de dezenas de radiodifusoras, e que estamos concretizando aqui no Rio Grande do Sul. Das 10 mil de todo País, 1.700 aproximadamente já estão habilitadas e gradualmente estamos fazendo essas homologações", explicou.

Os mutirões de autorização são executados por estados. Já passaram por Santa Catarina e Minas Gerais. Os próximos estados a terem rádios homologadas são Paraná e São Paulo. "Mais do que fazer o rádio crescer, queremos fazer o rádio crescer com qualidade", ressaltou Kassab. 

As emissoras podem operar na faixa atual de FM, de 88 a 108 MHz. A migração exige das rádios AM a troca dos sistemas de transmissão de sinal, como os transmissores, antenas e demais equipamentos. As demais terão que esperar a conclusão do processo de digitalização da TV para que a faixa seja estendida de 76 até 108MHz, liberando espaço suficiente para todas as rádios. 

Parceria

Sartori agradeceu ainda à associação regional pela veiculação do programa Governo e Comunidade, que é gravado pela Rádio Web Piratini, da Secretaria de Comunicação, e transmitido em parceria pela Agert. O programa mantém a população de todo o Estado alinhada com as práticas de governo via o que é comunicado pelas rádios. "Mais do que a palavra do governo ou do governador, a veiculação do nosso programa é uma prestação de serviço à comunidade", afirmou.

O conteúdo, que tem duração de cinco minutos e trata sobre as principais notícias e temas que envolvem o Executivo, é enviado todas as sextas-feiras para as rádios, que decidem como e quando integrar o material na programação.

Participaram da solenidade no Palácio Piratini senadores, deputados federais e estaduais, secretários de estado e autoridades locais.  

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br