MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Equipe da Urcamp desenvolve projeto sobre processo de integração entre Brasil e Uruguai

Publicada em 09/05/2017
Equipe da Urcamp desenvolve projeto sobre processo de integração entre Brasil e Uruguai | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) está desenvolvendo um projeto de pesquisa denominado "Mapeamento do impacto econômico e social das políticas de desenvolvimento: um estudo exploratório nas cidades fronteiriças da região do Pampa", cuja finalidade é de investigar como ocorre o processo de integração entre Brasil e Uruguai, além de diagnosticar quais os avanços e o que se constitui essa socialização entre os países.

O projeto é coordenado pelo professor de Sociologia, Jorge Sant'Anna, que possui uma equipe que está trabalhando nesse processo exploratório, buscando identificar as relações entre Rivera e Santana do Livramento e Aceguá no território brasileiro e uruguaio. De acordo com o professor, uma questão que está sendo discutida na localidade da Serrilhada, área de fronteira entre Bagé, Dom Pedrito e Uruguai, começou a ser trabalhada no projeto, no qual se refere ao sistema de abastecimento de água. "Os moradores querem regularizar a situação. Eles já recebem água, porém há uma lei de 1992, que é resultado de um referendo popular do Uruguai, que é contrário ao fornecimento de água para cidadãos estrangeiros", explica Sant'Anna.

Recentemente, os governos de Bagé, Dom Pedrito e a Intendência Departamental de Rivera assinaram um protocolo de intenção entre os dois países, a fim de agilizar o processo de regularização, prevendo o controle da distribuição e a qualidade da água. Conforme o coordenador da pesquisa, em uma reunião com o cônsul do Uruguai em Bagé, o representante diplomático sugeriu que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Obras Sanitarias del Estado (OSE) dialoguem e discutam sobre o abastecimento. "Vamos aguardar e acompanhar como eles vão cumprir o que está estabelecido ou encontrar formas de não descumprir o que está na lei", enfatiza.

A pesquisa apontou, também, que questões burocráticas no país vizinho devem ser tratadas sobre as ordens de Montevidéu, obedecendo as regras do Mercosul. O trabalho deverá ser concluído no final deste ano, mas os resultados já obtidos estão sendo elencados em um projeto de extensão, o qual está em construção. Nesse semestre, segundo o professor, os problemas enfrentados nas áreas de fronteira estão sendo debatidos em sala de aula nas diferentes disciplinas do curso de Direito, entre elas: Direito do Trabalho, Previdenciário, Internacional, Tributário, Redação Jurídica e Sociologia.

No segundo semestre, a intenção é de levar os alunos até as áreas e ofertar palestras, realizar atividades, assessorar as prefeituras e intendências. "Queremos aprofundar com os alunos o trabalho, previdência e cotidiano na fronteira. Estamos produzindo bastante conhecimento e queremos contribuir com as comunidades", acrescenta o coordenador do projeto.

Para a diretora do CCSA, professora Marilene Vaz Silveira, o trabalho mostra que o curso de Direito está preocupado com problemas da região. "É muito positivo esse projeto. Os professores se reuniram e aceitaram fazer esse trabalho interdisciplinar", avalia.

A equipe do projeto está formada pelos docentes Jorge Sant'Anna, Marilene Vaz Silveira, Rita Jorge, Nei Edilson, Jesus Flores, Clarisse Ismério e o bolsista acadêmico de Ciências Contábeis, Pablo Bispar. O trabalho conta, ainda, com a colaboração de Ricargo Cougo e Silvana Garat.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br