MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

TCU deve auditar recursos repassados ao complexo termelétrico da CGTEE

Publicada em 09/05/2017
TCU deve auditar recursos repassados ao complexo termelétrico da CGTEE | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pedido de fiscalização, que abrange unidade candiotense, foi apresentado no ano passado

A partir de uma proposta de fiscalização e controle, aprovada pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União (TCU) deve realizar uma auditoria para examinar a regularidade dos repasses e da aplicação dos recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e da Reserva Global de Reversão (RGR). A medida abrange o complexo termelétrico Presidente Médici, de Candiota, administrado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), que está incluída na CDE. As unidades de Charqueadas e Jorge Lacerda, São Jerônimo e Figueira da Copel também devem ser auditadas.
A medida prevê, ainda, a realização de audiência pública com as autoridades diretamente envolvidas com a questão, como o ministro e o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia; o diretor-geral e o superintendente executivo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Pela proposta, de autoria do deputado Carlos Andrade, do PHS de Roraima, o TCU deverá encaminhar os resultados da auditoria e da audiência pública para o colegiado, onde será votado. Não existe prazo para realização do trabalho de fiscalização.
A CDE, que foi criada em 2002, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento energético dos estados; de facilitar a universalização dos serviços de energia elétrica; e de apoiar o programa de subvenção aos consumidores de baixa renda e a expansão da malha de gás natural para atender estados que não possuem rede canalizada. Os recursos servem, ainda, para garantir a competitividade do carvão mineral nacional e da energia produzida a partir de fontes renováveis como eólicas, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e biomassa.
A RGR, criada em 1957 pelo decreto 41.019 é usada para financiar o programa Luz para Todos, que leva energia a milhões de brasileiros por meio do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica. O relator da proposta na comissão, deputado Leônidas Cristino, do PDT do Ceará, apresentou parecer favorável à realização da auditoria. "Verifica-se que os valores envolvidos são bastante elevados (cerca de R$ 20 milhões em 2016), o que reforça a necessidade de que essa conta seja auditada", defendeu.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br