MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Arco e governo gaúcho renovam convênio para desenvolvimento da ovinocultura

Publicada em 10/05/2017
Arco e governo gaúcho renovam convênio para desenvolvimento da ovinocultura | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Convênio envolve toda a cadeia do setor

O convênio assinado em 2013 entre a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, foi renovado até o final de 2017. A parceria para o fomento e desenvolvimento da ovinocultura propiciou a aquisição do aparelho OFDA 2000, o único no Brasil a fazer a micronagem a partir de amostras de lãs coletadas dos rebanhos gaúchos. Até agora, foram feitas 34.499 análises sem qualquer custo ao produtor.

Além da micronagem, o convênio prevê, também, a realização de cursos de esquila tally-hi e a compra de máquinas de esquila, algumas delas já distribuídas em regime de comodato para várias prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais e associações de ovinocultores do Rio Grande do Sul.

A produção de carne também está contemplada na parceria através do Programa Cordeiro Gaúcho, que em 2016 certificou mais de 16.800 cordeiros em três plantas frigoríficas. "Este ano já temos quatro frigoríficos certificando a nossa carne e já trabalhamos mais duas parcerias que farão os abates certificados crescerem ainda mais", disse o assessor técnico da Arco, Edegar Franco, que cuida dos programas oriundos do convênio.

Para Franco, apesar de ser ainda um número pequeno, em um ano, quase 17 mil abates certificados significam muito para uma cadeia que busca a reorganização e o crescimento. "É um caminho novo para muitos produtores que eram seduzidos pelo mercado informal. Sair da informalidade já é uma enorme vitória", acrescenta..

O convênio já vai para o quinto ano de execução, e até hoje não houve qualquer apontamento por parte dos órgãos fiscalizadores do governo do Estado quanto às prestações de contas feitas anualmente pela Arco. "Esse dado reafirma a seriedade e a responsabilidade de nossa entidade", ressalta o presidente da entidade, Paulo Afonso Schwab.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br