MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé vai receber cerca de cinco mil visitantes na Ciranda de Prendas

Publicada em 10/05/2017
Bagé vai receber cerca de cinco mil visitantes na Ciranda de Prendas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ginásio da Escola Justino Costa Quintana será um dos palcos das apresentações

Os preparativos para a 47ª edição da Ciranda Cultural de Prendas, que acontece de 25 a 27 de maio, em Bagé, está mobilizando os tradicionalistas. O evento irá reunir 69 concorrentes nas categorias mirim, juvenil e adulto de várias regiões do Estado e deve atrair mais de cinco mil visitantes. A Ciranda Cultural de Prendas teve sua primeira edição oficial em 1971 e ocorria paralelamente aos congressos tradicionalistas.
Desde 1985, é tradição o evento ocorrer na cidade origem da primeira prenda do Estado, que, este ano, é a bajeense Roberta Rodrigues Jacinto.
De acordo com o coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Gilberto Silveira, mais de 50 pessoas estão envolvidas na organização do evento. Ele conta que foi formada uma comissão dividida entre organização geral e acampamentos, secretaria e baile, recepção e credenciamento, além do presidente e da primeira prenda. Silveira informa que o projeto da 47ª Ciranda Cultural de Prendas foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e, nesta semana, haverá várias reuniões para captar recursos para o evento. "O mínimo é R$ 46 mil para a liberação", disse. O coordenador disse que a comissão está finalizando os preparativos e buscando locais para alojar e recepcionar os visitantes.

Alojamento

Conforme o responsável pela organização geral e alojamentos, Edérson Brito, o evento, além de ser cultural, move a parte turística e econômica da cidade. Ele conta que a rede hoteleira já está reservada e vários locais estão sendo disponibilizados para alojar os participantes.
Brito comenta que o Centro do Idoso, Grêmio dos Subtenentes e Sargentos, Associação e Sindicato Rural, CTGs Pampa e Minuano, Sentinela da Fronteira e Campo Aberto, além de escolas municipais, já foram disponibilizadas para abrigar os competidores e comitivas. "Precisamos alojar mais de 600 pessoas", enfatiza.    

Programação

O cronograma do evento será dividido em quatro espaços: no CTG Prenda Minha, Escola Estadual de Educação Básica Professor Justino Costa Quintana, Centro Cultural Auxiliadora e Sociedade Recreativa e Cultural Os Zíngaros.
Segundo o responsável pela secretaria do evento, Eduardo Gusmão, todas as atividades terão entrada gratuita e não necessitam de pilcha, exceto o baile, que custa R$ 25 o ingresso e acontecerá no dia 27. Gusmão informa que por haver muitas pessoas de fora de Bagé, a entrada para o evento somente será comercializada a partir do dia 26 de maio.

O baile será animado pelo grupo Querência, de Pelotas, e acontece no Centro Cultural Auxiliadora. Gusmão salienta que, por ser um evento oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), é imprescindível o uso da pilcha completa. Para homens é obrigatório o paletó.

Recepção e passeio

O credenciamento dos participantes será no CTG Prenda Minha. Até o local, haverá sinalizações com bandeiras desde a entrada da cidade, na avenida Santa Tecla. No Centro de Atendimento ao Turista (CAT), haverá um grupo para encaminhar e prestar informações aos participantes.

Segundo a responsável pelo setor, Lúcia Barbosa, a recepção acontece a partir das 14h do dia 25 de maio. Após o credenciamento, haverá um passeio para as concorrentes em pontos turísticos da cidade, como a Catedral de São Sebastião, Museu Dom Diogo de Souza e Cidade Cenográfica de Santa Fé. Também será realizada uma missa crioula nas dependências do CTG.

Despedida

A primeira renda do Rio Grande do Sul fará sua despedida no CTG Prenda Minha. Roberta conta que se preparou durante oito anos para a ciranda e participou de várias provas. Ela comenta que a ciranda é um concurso onde são escolhidas as prendas que já passaram pelas fases interna (dentro do próprio CTG) e regional (onde concorrem as primeiras prendas das entidades que compõem a região), que melhor tenham desenvolvido as  provas exigidas pelo concurso.

Provas

De acordo com a atual primeira prenda do Rio Grande do Sul, entre as provas está o relatório de atividades. Roberta conta que a concorrente envia previamente um relatório onde constam os eventos que participou e as atividades que desenvolveu dentro e fora do CTG. Entre essas atividades, ela destaca o "MTG e a Comunidade Escolar", um projeto que a prenda deve desenvolver em parceria com uma escola, a fim de possibilitar o acesso e divulgar a cultura gaúcha nas escolas, bem como colocar em prática a carta de princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
A concorrente também realiza a prova escrita, com conteúdos de geografia, história do Rio grande do Sul e tradição, tradicionalismo e folclore. Nas categorias juvenil e adulta, as prendas devem desenvolver uma redação, cujo tema só saberão na hora da prova.
Na prova oral da categoria mirim, as prendas desenvolvem previamente uma explanação sobre os brinquedos ou brincadeiras folclóricas do Rio Grande do Sul. Nas categorias juvenil e adulta, minutos antes da prova, a concorrente deverá sortear um tema, que poderá ser sobre história, tradicionalismo e assuntos gerais da sociedade que envolvam o movimento.
Na prova artística, a concorrente deve apresentar uma dança de salão (vanera, chote, valsa, bugio ou milonga rio-grandense), uma dança tradicional (de invernada) e uma habilidade artística de livre escolha (tocar, cantar ou declamar).
No concurso, também há uma mostra folclórica, na qual o MTG define previamente um tema a ser abordado. A mostra tem por objetivo resgatar e fortalecer determinado aspecto da cultura gaúcha. Já foram trabalhados temas como artesanato e a reciclagem, festas juninas e literatura. Neste ano, a mostra deverá abordar o tema "crendices e superstições".
Para Roberta, a função da prenda vai muito além da preservação da cultura, uma vez que deve trabalhar, também, pela preservação de valores, como amizade, compreensão, respeito, amor, ética e educação. Ela busca sempre incentivar e dar atenção especial às novas gerações.
Durante a Ciranda Cultural de Prendas, Roberta ressalta que o maior desafio é recepcionar cada participante e visitante da melhor maneira possível. "Queremos alojar todos, proporcionar uma boa infraestrutura e um evento organizado, de modo que Bagé fique no coração e nas mais belas lembranças de todos que por aqui passarem", afirma.

Idade e escolaridade

Além da idade, é exigida a escolaridade da prenda, de acordo com a categoria, conforme o regulamento da Ciranda Cultural.
As prendas mirins devem ter entre 10 e 12 anos (máximo 12 anos, 11 meses e 29 dias), e possuir ou estar cursando o 4º ano do Ensino Fundamental. Estão inscritas, nesta categoria, 23 candidatas.
Na categoria juvenil, é necessário ter entre 13 e 17 anos – (máximo 17 anos, 11 meses e 29 dias) e possuir ou estar cursando o 6º ano do Ensino Fundamental. Nesta categoria 24 concorrentes irão participar do evento.
Na categoria adulta, é preciso ter entre 18 e 27 anos (máximo 27 anos, 11 meses e 29 dias) e possuir ou estar cursando o Ensino Médio. Nesta categoria, estão inscritas 22 candidatas.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br