ANO: 25 | Nº: 6331

Luiz Fernando Mainardi

luiz.mainardi@al.rs.gov.br
Deputado Estadual
10/05/2017 Luiz Fernando Mainardi (Opinião)

Coisas que não têm preço

Percorrendo os municípios da região, em todos eles encontro profissionais formados pela Urcamp a partir de convênios que firmamos à época em que governamos Bagé, entre os anos de 2001 e 2008. São depoimentos espontâneos, emocionados, de homens e mulheres que demonstram seu reconhecimento pelo que fizemos e que me deixam muito orgulhoso, porque, mais do que obras importantes, a transformação da vida de pessoas é algo que marca definitivamente uma gestão pública.
Nossa gestão foi marcada por muitas conquistas na área educacional, muito além das obrigações constitucionais delegadas aos municípios. Fomos protagonistas da criação da UERGS, do IFSul e da Unipampa, para ficar só em três exemplos que transformaram Bagé num polo educacional de caráter regional. 
Mas neste ano de 2017, completamos uma década das primeiras turmas do Programa de Ensino Superior Comunitário (Proesc), uma parceria da nossa administração com o governo do presidente Lula, na gestão de Tarso Genro no Ministério da Educação, e com a Urcamp. Montamos uma engenharia institucional que viabilizou o acesso ao Ensino Superior de centenas de estudantes.
A universidade devia tributos federais e não dispunha de recursos para saldar. As prefeituras da região tinham um grande deficit de máquinas e equipamentos para obras de infraestrutura. Casando estas duas necessidades, propusemos ao governo federal, uma operação que consistia no repasse de recursos aos municípios para aquisição do maquinário. Em compensação, os municípios se comprometiam a comprar bolsas de estudos na Urcamp para serem distribuídas entre alunos carentes, que, por sua vez, cumpririam estágios nas municipalidades para o pagamento do estudo. E a universidade, por seu turno, se comprometia a destinar integralmente os recursos para o pagamento do que devia à União.
O programa, como se vê, deu muito certo. São centenas de profissionais que hoje ajudam as suas comunidades e suas famílias a prosperarem. Fica, hoje, a convicção de que a educação é e sempre será a base para o nosso desenvolvimento, e de que existem coisas que não podem se medir apenas pelo valor do investimento.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Outras edições

Carregando...