MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Rally da Pecuária 2017 visita propriedade de Bagé

Publicada em 10/05/2017
Rally da Pecuária 2017 visita propriedade de Bagé | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Expedição foca na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras

O Rio Grande do Sul é o ponto de partida do Rally da Pecuária 2017, maior expedição técnica privada do Brasil, com foco na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras. Técnicos estiveram em Santa Maria na segunda-feira passada e ontem visitaram uma propriedade em Bagé. Hoje seguem para Santana do Livramento e no dia 11 vão para Uruguaiana, onde realizam o evento técnico "Produtividade e Eficiência: o que era diferencial agora é sobrevivência". No dia 12, a expedição chega a Alegrete e no sábado encerra a etapa em Passo Fundo.

A expedição técnica irá a campo em ano de maior oferta. A estimativa da Agroconsult, organizadora da expedição, aponta para aumento de 9,6% no abate de bovinos este ano, se comparado a 2016. Serão abatidas cerca de 40,4 milhões de cabeças em 2017, de um rebanho total estimado em 221,6 milhões. O crescimento no abate, no entanto, não será suficiente para consumir todo o estoque de animais - entre machos e fêmeas - que seria abatido em anos anteriores.

Das seis milhões de cabeças deste estoque excedente, a consultoria avalia que apenas cerca de 3,5 milhões estarão no total a ser abatido. As demais passarão para o ano seguinte. Com a oferta superando o abate, a Agroconsult destaca que os preços médios do boi gordo, no ano, poderão ser 7% a 10% inferiores aos praticados em 2016.

O sócio da Agroconsult e coordenador do Rally da Pecuária, Maurício Palma Nogueira, explica que a situação é pior para produtores de baixa tecnologia. "Como a estimativa é que a oferta supere a demanda, haverá uma nítida tendência de competir pela venda dos bois e vacas. Nesse contexto, ganham os produtores com melhores condições de preparar os animais de acordo com a demanda dos frigoríficos", afirma.

As fazendas mais produtivas devem acelerar o processo de intensificação, aproveitando a atratividade do preço do milho e outros alimentos. "Esperamos aumento no número de animais terminados em confinamento e, principalmente, na quantidade de animais terminados com suplementação intensiva a pasto", avalia o coordenador. O movimento deve ser reforçado por agricultores interessados em agregar valor nas fazendas e no estoque de milho.

Com produtividade reduzida, os produtores de menor nível de tecnologia ficam mais vulneráveis às quedas de preços, enquanto os de maior tecnologia conseguem reverter a queda na renda com aumento de produtividade. Como a relação de troca entre boi e insumos de alta tecnologia está melhorando, apesar da queda nos preços do boi, a tendência é de que os produtores de maior nível tecnológico aumentem ainda mais a participação nas vendas dos animais para abate.


Logística e metodologia

O Rally da Pecuária ocorrerá entre 8 de maio e 18 de agosto, levando a campo sete equipes que percorrerão cerca de 70 mil quilômetros em 11 estados responsáveis por 86% da produção de carne e 82% do rebanho nacional - Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre.

Para coletar informações, as equipes utilizam levantamentos qualitativos, pelo contato direto com produtores e lideranças regionais, e quantitativos, por meio de amostragem de pastos, índices zootécnicos, composição do rebanho, estimativa de confinamento, sistema de gestão e produção, permitindo uma avaliação consistente das produções e realidades regionais.

 
Estratégia em campo

Nesta edição, serão realizados 12 eventos para produtores e profissionais do setor e 10 oficinas da produtividade. O Rally da Pecuária inovará no formato dos eventos e profissionais da Agroconsult e das empresas patrocinadoras irão interagir com o público presente, formado por produtores e técnicos do setor, para gerar debate sob o tema "Produtividade e eficiência: o que era diferencial agora é sobrevivência". Estatísticas e análises dos dados levantados nas últimas edições indicam tendências preocupantes para os players do mercado pecuário. Essas tendências e as melhores alternativas para os produtores se anteciparem a elas, serão exploradas também ao longo dos eventos.

Outra novidade é a apresentação de análises econômicas que, pela primeira vez, serão exclusivamente elaboradas a partir dos dados do público entrevistado em anos anteriores. O grau de democratização das informações geradas pelo projeto será bem maior, com análises inéditas. 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br