MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Maio Amarelo: prevenção de acidentes

Publicada em 11/05/2017
Maio Amarelo: prevenção de acidentes | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Paulo Véras mostra certificado de bom condutor

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Bagé, este mês, foca o trabalho na campanha Maio Amarelo, direcionada à prevenção de acidentes no trânsito.

A campanha surgiu pela iniciativa da sociedade civil em parceria com o poder público para incrementar formas de prevenção e conscientização de motoristas e pedestres em relação à segurança do trânsito nas vias públicas.

Segundo o titular da pasta, o delegado aposentado Paulo Véras Simões Pires, a campanha tem o nome "Maio Amarelo, atenção pela vida", com a cor relacionada à mesma do "atenção" do semáforo de trânsito, que indica estado de alerta. "É uma ação que conclama todo o cidadão a refletir sobre a necessidade de ser tomada uma atitude responsável quando na direção de um veículo automotor. Em março de 2010, foi editada uma resolução, na Assembleia Geral das Nações Unidas, definindo o período de 2011 a 2020 como década de ações para segurança no trânsito", conta o delegado.

Paulo Véras também destaca a ação Balada Segura, que tem sido intensificada. "Estamos intensificando essa ação agora durante o maio amarelo. Quem entrar nos cones, irá realizar o teste do etilômetro e também irá receber um certificado de bom condutor se negativar o teste. Esta é uma forma de parabenizar o motorista consciente e responsável", disse.

O secretário informou que Bagé está recebendo diversas novas placas de sinalização, fiscalização de radar móvel e novas velocidades permitidas em alguns locais.

BOX

Secretário dá dicas de prevenção

A importância do cinto de segurança:

- A probabilidade de sobrevivência de quem usa o cinto de segurança é cinco vezes mais do que sem ele, em caso de acidente;

- Mesmo para pequenas distâncias, deve ser colocado o cinto. O imprevisto não tem hora;

- O condutor deve exigir que todos os passageiros do veículo usem o cinto, pois ele é responsável pela segurança de todos;

- O uso do cinto de segurança reduz em 40% o risco de morte e de lesões graves em acidentes de trânsito.

Riscos do uso do celular ao volante:

- A distração do motorista ao olhar para o celular com o veículo em movimento desconecta a sua atenção ao volante;

- Cada vez que o motorista atende o celular ou procura digitar números aumenta o risco de acidentes;

- A irresponsabilidade é muito maior quando o motorista tenta enviar mensagens dirigindo;

- O simples fato de dirigir o veículo com uma só mão estando a outra ocupada com o celular constitui infração de trânsito gravíssima, com 7 pontos na carteira e multa de R$ 295,47;

- A gravidade do fato aumenta quando o motorista, além de utilizar o celular ao volante, está sob o efeito de álcool, cumulando-se as penas de infração. 

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br