MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Força- tarefa irá fiscalizar engenhos de arroz

Publicada em 12/05/2017
Força- tarefa irá fiscalizar engenhos de arroz | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cabral afirma que intenção é melhorar as condições de trabalho


Os elevados índices de acidentes de trabalho motivou uma força tarefa de fiscalização do Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho (MT), nas empresas da cadeia produtiva de arroz no Rio Grande do Sul. A operacionalização do trabalho foi tema de reunião na sede do MPT em Pelotas.

A fiscalização na região deve abranger em torno de dois mil trabalhadores. Conforme a procuradora do Trabalho, Rúbia Vanessa Canabarro, responsável pela ação, a fiscalização deve iniciar em dois meses. “Cinco das sete maiores arrozeiras do Estado, responsável por 63% da produção nacional, estão na área de abrangência da unidade” disse.

 A procuradora salienta que a decisão de constituir a  fiscalização se deu a partir de encaminhamento de  pesquisa de Diagnóstico sobre Condições de Trabalho nos Engenhos de Arroz (Diga) realizada em 2016 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins - Sul (CNTA-Sul).  Além disso, duas audiências públicas foram realizadas pelo MPT, no ano passado, para debater o tema uma em Pelotas e outra em Alegrete.

 De acordo com Rúbia a ideia é seguir o modelo das forças-tarefa dos frigoríficos e hospitais, fazendo as adaptações para  setor arrozeiro. A promotora explica que os proprietários serão informados das fiscalização que terá como base a ergonomia, poeira, ruído, espaço confinado e altura. “A intenção e que os proprietários tenham tempo para se organizaram antes de receber a equipe”, ressaltou.

A  procuradora frisa que o projeto é uma ação preventiva, voltada  para a conscientização dos trabalhadores  e prevenção de acidentes e abrangerá grandes, médias e pequenas empresas. Irão participar, além do MPT e MTE, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), o Conselho Regional de Engenharia (Crea-RS), a 3ª e a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a CNTA, e os Sindicatos da Alimentação nos Municípos de Bagé, Camaquã, Dom Pedrito e Pelotas.

A força-tarefa também terá a participação dos procuradores Fernanda Arruda Dutra, Alexandre Marin Ragagnin e Rafael Foresti Pego.

 Mortes

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Bagé, Luiz Carlos Cabral, nos últimos quatro anos houve o registro de, pelo menos, cinco mortes em Bagé e região. Ele informa que há em torno de 13 indústrias no setor e somente em Bagé, sete. “Todas devem receber a fiscalização. A intenção é melhorar as condições de trabalho”, observa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br