ANO: 25 | Nº: 6353
13/05/2017 Cidade

Atividades alertam para abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Tiago Rolim de Moura

Entre violências denunciadas no Conselho Tutelar estão física, psicológica e sexual
Entre violências denunciadas no Conselho Tutelar estão física, psicológica e sexual

O Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é 18 de maio. Em Bagé, estão previstas diversas atividades para lembrar a data. O principal objetivo é informar a população sobre o assunto e falar sobre a importância da denúncia para os órgãos responsáveis. As ações são promovidas pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

A coordenadora do Creas, Aline Dourado, diz que denunciar a violência contra o menor é fundamental. Segundo ela, essa é a chave da proteção. “O centro realiza trabalhos de apoio e psicológico com estas pessoas que sofrem algum tipo de violência e também com as famílias. Contamos com assistentes sociais e psicólogos”, informa.
Aline informa que este ano foram atendidas 17 crianças e adolescentes  que sofreram violência sexual, física e também moral.

A conselheira tutelar Cleide Rolim da Silva conta que neste ano,  o órgão atendeu 232 casos de violência, como negligência, violências física e psicológica. Além disso, 15 casos de abuso sexual foram registrados no Conselho Tutelar.

Programação

15 de maio, às 10h: caminhada de conscientização alusiva ao dia. Concentração na Praça de Esportes;

16 de maio, às 14h: debate sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, com psicóloga Lenise Collares, a promotora de justiça Marlise Martino e o delegado de polícia Luís Eduardo Benites no salão nobre da prefeitura;

17 de maio, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h: palestra com a doutoranda em psicologia clínica e integrante do grupo de pesquisa de violência, vulnerabilidade e intervenções clínicas na Casa de Cursos (rua Santo Antônio, 139, bairro Getúlio Vargas).

18 de maio, às 14h: apresentação da peça teatral “Nosso Segredo”, sobre violência sexual contra crianças e adolescentes na praça Silveira Martins.

19 de maio, às 19h30min: apresentação dos serviços do Creas na Câmara de Vereadores

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...