ANO: 25 | Nº: 6209

Airton Gusmão

redacaominuano@gmail.com
Pároco da Catedral
13/05/2017 Airton Gusmão (Opinião)

Não se perturbe o vosso coração

Neste 5º domingo do Tempo Pascal (Jo 14,1-12), no contexto de sua despedida, Jesus diz aos apóstolos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores, pois eu vou para o Pai”.

Quantas situações e experiências no mundo, na sociedade, concretizadas nos campos cultural, político, econômico, social e religioso, nos amedrontam, nos fazem desanimar, desacreditar, nos perturbam. E, em meio a todas estas perturbações, nos questionamos: onde está Deus? O que fazer? Como reagir? Que caminho, rumo seguir? Qual orientação?

“Existem muitos caminhos, mas nem todos atingem uma boa meta. Alguns se apresentam fáceis atrativos; estradas que na aparência só oferecem dificuldades e impedimentos, poucos agradáveis para serem percorridos. Nenhum desses caminhos é o Senhor. Não levam nem à vida nem à Verdade. São caminhos que levam diretamente à destruição de milhares de pessoas e ao falso bem-estar de alguns” (José Antônio Pagola).

Precisamos fixar o nosso olhar em Jesus Cristo, o Bom Pastor, o Caminho, a Verdade e a Vida, pois “a vida nova de Jesus Cristo atinge o ser humano por inteiro e desenvolve em plenitude a existência humana em sua dimensão pessoal, familiar social e cultural. Ele é o Vivente que caminha ao nosso lado, manifestando-nos o sentido dos acontecimentos, da dor e da morte, da alegria e da festa” (Documento de Aparecida, 356).

Como cristãos, homens e mulheres de esperança, não podemos ficar indiferentes, passivos, diante das palavras de Jesus que nos diz que quem acreditar nele fará obras ainda maiores; ou seja, precisamos acordar para a graça e missão de sermos batizados, unidos a Ele, participantes de sua vida, morte e ressurreição; nos tornando hoje pedras vivas na construção do Reino de Deus, com esta bonita missão de transformar a sociedade e santificar o mundo através do amor e da solidariedade.

Ajudam-nos neste desafio de seguir Jesus Caminho, Verdade e Vida, as palavras do Papa Francisco: “Como vai o caminho cristão que iniciei no Batismo? Está parado? Errei o caminho? Vagueio continuamente e não sei para onde ir espiritualmente? Paro diante das coisas que gosto: a mundanidade, a vaidade, ou vou sempre em frente, tornando concretas as palavras de Jesus: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida?’. No caminho da vida cristã é importante verificar constantemente se estamos seguindo com coerência ou se a experiência de fé foi perdida ou interrompida ao longo do caminho”(Homilia Capela Santa Marta, 3 de maio, 2016).

Neste domingo, queremos como filhos e filhas agradecer a Deus a vida e missão de todas as mães, em todas as suas situações, as de perto e de longe, pedindo a Mãe das mães, Nossa Senhora de Fátima e Aparecida, que interceda por todas elas.

Também lembramos que nos dias 15, 16 e 17, aqui em Bagé, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), estará acontecendo o 32º Encontro de Diocese de Fronteira, reunindo os países da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Convidamos para a Missa de Abertura nesta próxima segunda-feira, dia 15, às 19h30min na Catedral São Sebastião e a Missa de encerramento na quarta-feira, dia 17, às 10h30min no Santuário Nossa Senhora Conquistadora.

Sejamos alegres na esperança, fortes na tribulação e perseverantes na oração. Um bom final de semana a todos. Nosso abraço e parabéns a todas as mães e até uma próxima oportunidade.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...