ANO: 25 | Nº: 6209

José Carlos Teixeira Giorgis

jgiorgis@terra.com.br
Desembargador aposentado e escritor
13/05/2017 José Carlos Teixeira Giorgis (Opinião)

Tempos pioneiros da faculdade de Filosofia da Funba

Um dos documentos que entesouro é a gravação feita pela Rádio Difusora, em 26 de dezembro de 1961, portanto há quase 56 anos, narrando a formatura da primeira turma de bacharelandos da Faculdade Católica de Filosofia Ciências e Letras, instituição que, com a pioneira Faculdade de Ciências Econômicas e o curso de Belas Artes do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), constituiu o núcleo precursor das Faculdades Unidas de Bagé, ora Universidade da Região da Campanha (Urcamp).

A desgastada fita Geloso foi submetida a processos de reciclagem e limpeza, constituindo-se hoje em peça histórica e de profunda significação nostálgica.

O ato foi transmitido por Roberto Burns e Ernesto Lima; nele se ouve com nitidez as vozes do comendador Attila Taborda, diretor da faculdade e paraninfo; de Tarcísio Antônio Costa Taborda, vice-diretor que presidiu a sessão; e do articulista como orador da turma que em seu atrevido discurso – fruto da atividade acadêmica da época – abordou temas sensíveis, que a imprensa preferiu registrar como “assuntos da atualidade”.

Entre outras presenças estavam o representante do prefeito João Batista Fico; o bispo diocesano Dom José Gomes; e o general Álvaro Tavares do Carmo, comandante da 3ª DC.

 Como pensador militante, o doutor Attila estudou as filosofias de Rousseau, Sartre e Marx, para aplaudir a de Santo Tomás de Aquino, única compatível com os anseios da democracia vigente.

Os tempos eram heroicos, os cursos funcionavam no entardecer do Colégio das Freiras, aproveitando-se as aulas vagas; a secretaria ficava num prédio passando a capela, onde reinava a eficiente Noely Urdangarin; depois vinha a padaria- que tinha um moderno forno “Vulcão” – onde os alunos lanchavam nos intervalos.

Os professores, embora já famosos em seus magistérios, eram noviços no ensino universitário (Edy Viñas, Zair Romero, Élida Costa, Contreiras Rodrigues, Padre Muraro, Tarcísio, Ângelo Visintin); a Gnosiologia, Ética, História da Filosofia, Psicologia, abriam postigos nas mentes jovens.

Quando se aproximaram os anos derradeiros, a faculdade viveu sua primeira crise, a falta de professores ante as costumeiras dificuldades financeiras.

Então doutor Attila fez um apelo dramático aos estudantes que já possuíam diploma em universidade, criando-se um fato inédito: os formando passaram a lecionar nos graus iniciais, assim atuando Jônathas Toralles, Mercinha Nascimento, Pinheiro Grande e o signatário, conseguindo-se superar instantes de agrura, mas de agradável vivência.

A vida era intensa, palestras, semanas, presença de grandes conferencistas, eventualmente, cursos de extensão, escolha de rainhas e até um desfile anual dos “bichos”.

A turma dos “filósofos” era muito unida, tanto que casei com uma colega;quase que diariamente, antes que chegasse o professor do turno, o Edison Cereser  “hasteava” uma das cortinas da classe como se bandeira fosse, todos perfilados; as aulas em conjunto com a Pedagogia eram divertidas.

O grupo era composto por André Gomes Munhoz, Edison Heráclito Cereser, Elvira S. de Macedo, Irajá Gervásio Lemos, João Henrique Gallo, JCTG, Juçara Torres, Maria Luíza Merino, Marta Maria Mazzini, Neusa Maria  Sciortino e Reci dos Santos Pereira.

A Pedagogia, por André Afonso Butti, Augusto Pinheiro Grande, Carmen Dora Azario, Cenyra Pereira, Cledy de Carvalho Cordeiro, Clotilde Vinhas Magalhães, Elena Cechin, Eloir de Oliveira, Emelda Guntzel, Ermelina da Rosa, Esther Calo Wayne, Frida Kittermann, Guido Muraro, Gilka Cavaliére, Ivone Machado, Ivone Salim, Jessy Luiz Patrício, Jônathas Toralles, Jônia da Costa, Jucléia Torres, Mareia Helena Saran, Maria Helena Flores, Martimiana de Vargas, Ondina Ayres de Oliveira, Rafaela G. Ribas, Rodolfo Francisco dos Santos, Rute L. Pinto e Sirley dos Santos.   

Bons e saudosos tempos pioneiros.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...