MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Ciranda Cultural de Prendas é lançada com incertezas

Publicada em 15/05/2017
Ciranda Cultural de Prendas é lançada com incertezas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Silveira disse que comissão irá tentar reverter a situação

A 47ª Ciranda Cultural de Prendas, que acontece em Bagé, de 25 a 27 de maio, foi lançada oficialmente na noite de sexta-feira, no CTG Prenda Minha. A festa, que deve reunir mais de cinco mil pessoas, iria acontecer em quatro espaços: CTG Prenda Minha, Escola Estadual de Educação Básica Professor Justino Costa Quintana, Centro Cultural Auxiliadora e Sociedade Recreativa e Cultural Os Zíngaros, porém os organizadores receberam, na sexta-feira, por meio da Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), a notícia de que a Escola Justino Quintana não poderá ser utilizada porque a obra de reforma ainda não foi concluída. 
Conforme o coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Gilberto Silveira, a comissão organizadora está tentando reverter a situação e pretende buscar auxílio e liberação junto ao governo do Estado. "Iremos tentar reverter, visto que estamos há duas semanas do evento", disse. Por enquanto, a comissão não informou se tem outras alternativas. 
No lançamento oficial do evento, foram apresentados dois vídeos, um da cidade de Bagé e outro narrado pela primeira prenda do Rio Grande do Sul, Roberta Rodrigues Jacinto. A jovem bajeense fez uma despedida emocionada e afirmou que se preparou mais de oito anos para o concurso. "A ciranda não é somente das prendas, e sim da cidade. A prenda é a representação da mulher gaúcha de outrora, com as responsabilidades de hoje", definiu.
O coordenador do Parque do Gaúcho, Geraldo Saliba, representou o prefeito Divaldo Lara no evento. Ele disse que os tradicionalistas são pessoas aguerridas e não deixam a tradição e a cultura pararem.

Amigos da tradição
Também foi lançado o concurso Amigos da Tradição, parceria do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Sindilojas. A atividade tem o objetivo de motivar a população e o comércio local, fortalecendo o turismo receptivo. Serão premiadas a empresa e a residência melhores decoradas com o tema gaúcho. Para o presidente do Sindilojas, Nerildo Garcia Lacerda, a Ciranda gera dividendos para o comércio e movimenta a economia da cidade.
Durante os três dias de evento, uma comitiva da organização vai circular a cidade, escolher o estabelecimento e a família que receberão o certificado de 'Amigo da Tradição'. A entrega deverá ser feita durante o baile oficial, no dia 27 de maio, no Ginásio Auxiliadora, quando também serão divulgadas as vencedoras da Ciranda.

Evento
A Ciranda Cultural de Prendas é considerada o maior evento cultural da tradição gaúcha. Ao longo de três dias, após uma intensa maratona de testes, serão escolhidas, entre 69 candidatas, as primeiras prendas do Rio Grande do Sul nas categorias mirim, juvenil e adulta. O evento deve reunir delegações de 30 regiões tradicionalistas.

Participações
Também participaram da abertura oficial a coordenadora da 21ª Região Tradicionalista, Silvania Affonso, o primeiro pia do Rio Grande do Sul, Saullo Guilherme dos Santos Dutra, e o presidente da Associação de Cavaleiros Rainha da Fronteira, Mirabeau Borba dos Santos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br