MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Inicia a Semana dos Museus

Publicada em 15/05/2017
Inicia a Semana dos Museus | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Instituições mantidas pela Fundação Áttila Taborda desenvolvem programações

A 15ª Semana Nacional dos Museus inicia hoje em todo o País. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura, as instituições culturais promovem atividades voltadas ao tema. A programação da semana se estende até domingo, 21. O evento é alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Neste dia, todos os museus do mundo discutem um tema definido pelo Conselho Internacional de Museus. Para 2017, o escolhido foi "Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus".
Conforme o Ibram, o tema escolhido tem como objetivo provocar uma reflexão, com a finalidade de analisar que histórias os museus estão contando; como eles colaboram para a construção ou para o questionamento das versões oficiais dos grupos dominantes; quais histórias precisam ser lembradas e como trabalhar na expografia o confronto entre lembranças e esquecimentos.
Em Bagé, a Fundação Áttila Taborda/Universidade da Região da Campanha (Urcamp) promove várias atividades no Museu Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura Brasileira. Segundo a direção do Museu Dom Diogo, o horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 20h; e no sábado e domingo das 14h às 20h. No Museu da Gravura as visitas ocorrem das 15h30min às 19h30min, de terça a sexta-feira.

Programação

Museu Dom Diogo
- Exposição do Museu Dom Diogo de Souza "A memória que se faz cidade", dentro do projeto "O Museu vai à rua", na Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido;
- Apresentação de depoimentos filmados – memória oral de histórias ainda não contadas do projeto "Entre o dito e o não dito", realizado pelo Ponto Cultura Pampa Sem Fronteira, com o apoio da Associação dos Amigos dos Museus e Associação Pró-Santa Thereza;
- Exposição "Nossa história no Museu" – produção da Escola Frei Plácido.

Museu da Gravura
- Exposição "Inventariando o patrimônio artístico e cultural da região da Campanha". A atividade faz parte da abertura das comemorações dos 40 anos do Museu da Gravura Brasileira.
- Exibição do filme "Glauco do Brasil", do cineasta Zeca Brito, no teatrinho do museu, dia 19 de maio, às 19h.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br