ANO: 25 | Nº: 6335
16/05/2017 Cidade

Caminhada em defesa das crianças e adolescentes

Foto: Tiago Rolim de Moura

Atividade reuniu cerca de 100 pessoas
Atividade reuniu cerca de 100 pessoas

Na manhã de ontem, aconteceu uma caminhada na avenida Sete de Setembro pela passagem do Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre o dia 18 de maio. O objetivo é chamar a atenção para a importância da população denunciar a violência contra menores.

De acordo com a coordenadora de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Lisandra Lucas, o número de denúncias em relação ao ano passado aumentou. Segundo ela, os principais casos relatados são de abuso sexual que acontece na própria casa do menor.

Conforme o secretário municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, Carlos Adriano Carneiro (Esquerda), o Creas oferece um serviço psicossocial para as crianças e adolescentes que sofrem violência, e também para a família. Segundo ele, toda denúncia é anônima pelo dique 100.

Conforme o titular da pasta, em 2016 foram denunciados, em Bagé, 26 casos de estupro, quatro de assédio e oito de maus-tratos. Este ano, até agora, foram registrados 17 estupros e dois casos de maus-tratos. No Creas, até abril, 25 crianças e adolescentes foram atendidas por casos de violência, sendo que 80% são de abuso sexual. "Todos os casos estão sendo atendidos pela equipe de assistentes sociais, advogados e psicólogos", informa.

Hoje, Bagé conta com três casas assistenciais para crianças e jovens, como a Casa do Guri, Casa do Adolescente e Casa da Menina. Ao total, as entidades atendem 55 pessoas.

Programação:

Hoje – Debate sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no salão nobre da prefeitura, às 14h;

17/05 – Palestra com a doutoranda em psicologia clínica (PUC-RS) Jaluza Aimée Schneider, na Casa de Cursos, localizada na rua Santo Antônio, 139, bairro Getúlio Vargas, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h;

18/05 – Apresentação da peça teatral "Nosso Segredo", em frente Praça Silveira Martins, às 14h;

19/05 - Sessão na Câmara de Vereadores sobre os serviços do Creas, às 19h30min.

 

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...