MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Farsul elabora proposta para alteração do Funrural

Publicada em 16/05/2017
Farsul elabora proposta para alteração do Funrural | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bajeense argumenta que cobrança não deve ser extinta, mas adequada às mudanças

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) apresentaram ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, uma proposta de ajuste para o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), elaborada pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). O estudo, que deverá ser analisado nos próximos dias pelo presidente Michel Temer, sugere uma revisão das alíquotas pagas para a previdência, que hoje está em 2,1 % sobre a renda bruta da produção. 

Segundo o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, a cobrança não deve ser extinta, mas deve ser adaptada às mudanças demográficas e econômicas do meio rural. Ele lembra que houve um aumento da produtividade, o que tornou oneroso para o produtor rural o método atual para cálculo da contribuição. "O setor não pode ficar fora da contribuição previdenciária. Mas temos que ver que tipo de contribuição previdenciária é factível, considerando que temos cada vez menos pessoas no campo. Isto quer dizer que haverá cada vez menos aposentados no meio rural. Enquanto isso, a produtividade vem crescendo", explica. 

A proposta contempla, ainda, a questão do endividamento dos produtores rurais que haviam obtido na Justiça o direito de não pagar a contribuição, decisão que foi revertida no STF e gerou um passivo. "Os produtores não podem ser penalizados por uma decisão como essa, então é preciso criar uma formatação para pagar o endividamento desses anos em que o Funrural não foi recolhido por decisão judicial. O produtor não ficou inadimplente porque quis", pondera Gedeão.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br